“É maravilhoso esse momento. Agora me sinto ainda mais segura e totalmente imunizada contra essa doença. Só tenho a agradecer a vocês por esse trabalho”. O depoimento da pensionista Telma Gonçalves, 76 anos, resume bem o sentimento de alívio ao tomar, nesta quarta-feira, 29, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Nesta semana, até a próxima sexta-feira, 1º de outubro, a Prefeitura de Belém segue avançando na proteção de idosos de diversas faixas etárias. Desde segunda-feira, 27, até esta quarta, 29, 29 mil tomaram a vacina na capital.

Nesta quarta, quem procurou o posto para tomar a terceira dose foi o aposentado Carlos dos Santos, 81 anos, que foi ao Shopping Bosque Grão-Pará, no bairro Mangueirão. “A sensação é de alívio por estar reforçando essa proteção. É uma alegria estar vivo, me preservando e ajudando a acabar com essa pandemia, que é o que todos nós queremos. Vamos vacinar que é para voltarmos à vida normal, que a gente tinha antes”, disse.

A aposentada Maria das Graças Valente, 74 anos, lembrou que a dose de reforço traz mais segurança contra o coronavírus. “Se é recomendado reforçar a proteção, a gente acolhe a recomendação”, frisou ela, que foi ao ponto de vacinação localizado no Cassazum, bairro do Marco. O aposentado Lucival Pereira, 82 anos, estava muito feliz por tomar a terceira dose da vacina. Ele aproveitou para agradecer à equipe de saúde. “Obrigado a vocês pela grande satisfação que estão me dando nesse momento”, reconheceu.

Mutirão – O calendário de vacinação em Belém segue nesta semana. Nesta quinta, 30, será vacinado quem nasceu nos anos de 1948 e 1949, e na sexta-feira, 1º de outubro, nascidos nos anos de 1950 e 1951. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) retoma a vacinação de adolescentes no sábado, 2 de outubro, quando deverão comparecer aos pontos os nascidos nos anos de 2005 e 2006.

Na semana seguinte, será retomada a aplicação da segunda dose. No dia 4 de outubro, devem comparecer aos pontos de vacinação, para completar o ciclo com a vacina Astrazeneca, as pessoas nascidas entre os anos de 1990 a 2000.

No dia 5 de outubro, quem nasceu no ano de 1975 deverá tomar a segunda dose da Pfizer, que volta a ser aplicada no dia 6, dessa vez para pessoas nascidas entre os anos de 1976 e 1980.

No dia 7, continua a segunda dose, dessa vez da Coronovac, para pessoas que receberam a primeira dose nos dias 14 ou 22 de setembro de 2021 e aquelas que estejam com a segunda dose atrasada.

Adolescentes – Nos dias 8 e 9 de outubro, a Sesma avança na vacinação de adolescentes, ampliando as faixas etárias e chegando a quem tem 12 anos de idade. Receberão a primeira dose, no dia 8, os nascidos em 2007 e 2008 e, no dia, 9, quem nasceu no ano de 2009.

Para se vacinar, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém. As pessoas que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço devem levar, também, o cartão de vacinação. Os menores de idade devem ser acompanhados pelo responsável, que deverá apresentar CPF para registro. O atendimento é das 9h às 17h, em qualquer um dos 24 pontos de vacinação espalhados pela capital.

Texto: Luiz Carlos Santos