“Esse momento é só felicidade. Para mim, todo mundo que toma a vacina deve se sentir muito feliz e abençoado”. O depoimento é da aposentada Ely Proença, 80 anos, que atendeu ao chamado da Prefeitura de Belém e foi receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira, 27. “Toda a minha família já está vacinada. Tivemos casos de covid entre nós, mas felizmente nada grave”, contou ela, que procurou o ponto localizado na Casa de Plácido, em Nazaré.

Até às 18h40 desta segunda-feira, 7,7 mil idosos haviam comparecido aos pontos de vacinação para tomar a dose de reforço. Um deles foi o marido de Ely, o aposentado Marco Aurélio Proença, 83 anos, para quem a vacina é uma garantia de segurança a mais contra o coronavírus. “Vim tomar a terceira dose de reforço porque a prevenção é importante. E estando nós dois imunizados, ficamos mais tranquilos”, disse ele, ao lado da esposa e da filha, Mônica Proença.

Para o aposentado Moacir Modesto, 81 anos, receber a dose de reforço é rechear a vida com esperança, especialmente depois dos dias difíceis que ele passou quando contraiu a Covid-19. “Peguei essa doença e sofri muito. Hoje é meu dia de esperança e de acreditar em mais dias pela frente. Que todo os brasileiros possam sentir a felicidade que estou sentindo agora. A sensação é a melhor possível”, resumiu.

Mutirão – A Prefeitura de Belém iniciou, nesta semana, uma grande chamada, de diversas faixas etárias, na campanha de vacinação. Segundo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), desta segunda-feira, 27, até sexta-feira, 1° de outubro, será aplicada exclusivamente a dose de reforço em idosos. No sabado, 2, será retomada a vacinação de adolescentes nascidos nos anos de 2005 e 2006.

Na semana seguinte, será retomada a aplicação da segunda dose. No dia 4 de outubro, devem comparecer aos pontos de vacinação, para completar o ciclo com a vacina da Astrazeneca, as pessoas nascidas entre os anos de 1990 a 2000.

No dia 5 de outubro, quem nasceu no ano de 1975 deverá tomar a segunda dose da Pfizer, que volta a ser aplicada no dia 6, dessa vez para pessoas nascidas entre os anos de 1976 e 1980.

No dia 7, continua a segunda dose, dessa vez da Coronovac, para pessoas que receberam a primeira dose nos dias 14 ou 22 de setembro de 2021 e aquelas que estejam com a segunda dose atrasada.

Adolescentes – Nos dias 8 e 9 de outubro, a Sesma avança na vacinação de adolescentes, ampliando as faixas etárias e chegando a quem tem 12 anos de idade. Receberão a primeira dose, no dia 8, os nascidos em 2007 e 2008 e, no dia, 9, quem nasceu no ano de 2009.

Para se vacinar, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém. As pessoas que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço devem levar, também, o cartão de vacinação. Os menores de idade devem ser acompanhados pelo responsável, que deverá apresentar CPF para registro. O atendimento é das 9h às 17h, em qualquer um dos 24 pontos de vacinação espalhados pela capital.

Texto: Luiz Carlos Santos