A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), prepara moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação para atuarem como agentes e fiscais Ambientais. Todos são líderes comunitários e conselheiros do programa Tá Selado, instituído pela gestão municipal para receber demandas da população por bairros e segmentos.

A ideia é mudar a relação dessas comunidades com os resíduos sólidos e o conhecimento em relação à proteção ao ambiente em que vivem.

O curso teve duração de 24 horas e ensinou Noções Básicas de Saneamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Legislação Ambiental. Esses são os primeiros 20 agentes Ambientes formados pelo curso. A previsão é formar mais 40 pessoas.

Parceria entre poder público e sociedade civil

A líder comunitária, moradora do Jurunas, de 43 anos, Leila Trindade, participou do curso e diz que as aulas abrem novas possibilidades para atuação em conjunto da sociedade civil e poder público. “Fazer o curso nos mostra que precisa de coletividade, de integração entre o poder público e a sociedade para mudar a cara de Belém de cidade suja, malcuidada”, explica.

O subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil, também acredita no envolvimento da população na mudança dessa realidade.

“Isso é de suma importância para que a gente mude a realidade que estamos vivendo nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, que inclui depósito irregular de lixo e degradação ambiental nos bairros", afirma Ruffeil.

Ele esclarece, que os moradores capacitados nas oficinas serão um canal direto com a diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sesan), e se não tiverem êxito na educação ambiental, podem intermediar ações de fiscalização ambiental.

Para a educadora Joana Batalha, 53 anos, o curso qualifica o trabalho que já é realizado com a comunidade. “O curso reforça a importância do trabalho que a gente já realiza com as crianças. Ele vem acrescentar e mostrar outros caminhos, além do recolhimento e a entrega das embalagens de shampoo e de iogurte, para reforçar nas crianças a importância do descarte correto do lixo”, conta.

As aulas se encerram nesta sexta-feira, 24. Os certificados e carteirinhas de agentes ambientais serão entregues numa solenidade de encerramento do curso, às 9h deste sábado, dia 25, na Escola Sílvio Nascimento, na esquina da avenida Alcindo Cacela com travessa Apinagés.

Texto: Márcia Lima