Com ações integrais e integradas, as Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e Educação (Semec) realizaram nesta quinta-feira, 12, uma roda de conversa com educadores da rede municipal de ensino para debater o desenvolvimento infantil e a aprendizagem na primeira infância. A programação faz parte da Semana do Bebê, que começou na terça-feira, 10 e segue até este sábado, 14. O encontro foi transmitido pelo canal do Núcleo de Informática Educativa (Nied), no YouTube.

“Este é o momento de cuidar das nossas crianças e a hora de mostrar aos pais como estamos cuidando das escolas, para que se possa retornar em breve às aulas presenciais, com segurança, por meio desta parceria com a Sesma e Unicef”, afirmou a titular da Semec, Márcia Bittencourt, ao convidar os educadores a pensarem na realidade de cada unidade educativa e transformar a educação pública de Belém, numa educação com mais qualidade.

Ela anunciou a criação da Coordenação Integrada de Educação e Saúde (Cines), a contratação de psicólogos e assistentes sociais, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), e destacou a entrega, no mesmo dia, da primeira unidade revitalizada, a UEI Cohab III, em Icoaraci, em sete meses de gestão.

Desenvolvimento infantil – A coordenadora da Semana do Bebê, Milena Ferreira Porftirio, pediatra e responsável pela Referência Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, da Sesma, destacou que o desenvolvimento infantil começa desde o pré-natal, garantindo assistência plena às gestantes e segue, inicialmente, até os 3 anos da criança.

“O desenvolvimento infantil é o processo pelo qual os indivíduos adquirem capacidade funcional, a partir da maturação, diferenciação e integrações das funções, desde a gestação até os 3 anos. Há três condições fundamentais para isso: primeiro, a condição neurobiológica da formação do cérebro; segundo, estímulo, que oferece possibilidades de interações; e terceiro, o afeto. Tudo está interligado. Posso ter um cérebro maravilho, melhores condições de estímulo, mas se não tiver afeto, isso não vai ser suficiente para um bom desenvolvimento infantil”, explica Milena Porftirio.

A pediatra pontuou que o exame de perímetro encefálico deve ser feito até os 2 anos de vida e que é preciso acompanhar o desenvolvimento motor, referente à sustentação da cabeça, sentar sem apoio, e andar sem apoio, do 3º mês até 18º mês, respectivamente. Ela alertou para os acidentes domésticos comuns, quando a criança começa a se mexer, e também frisou a importância de ficar atento ao marco neuromotor, etapa de cada habilidade adquirida. Milena Porftirio ainda explicou sobre o desenvolvimento do perceptual, da linguagem, do sono e do psicossocial.

Aprendizagem na primeira infância – O direito de brincar foi o tema apresentado pela doutora em educação, Miriam Amaral, titular da Coordenação da Educação Infantil, da Semec, para destacar como se dá a aprendizagem na primeira infância no ensino público.

“Pensar políticas públicas na educação infantil, enquanto gestores, professores, significa garantir uma série de equipamentos que vão além da educação infantil, como saúde, alimentação e nutrição, com o direito à amamentação, à educação infantil, à convivência familiar e comunitária, à assistência social à família da criança, o acesso à cultura, brincar e lazer, contato com meio ambiente, e proteção contra toda forma de violência e pressão consumista”, explicou Miriam, ao ressaltar o Marco legal da Primeira Infância, instituído na Lei nº 13.257/2016.

Segundo a educadora, as brincadeiras expressam as culturas infantis. Ou seja, a criança apreende o mundo por meio da imaginação, fantasia e faz-de-conta. O brincar é o modo de existir das crianças, onde expressam suas alegrias, frustrações, habilidades e dificuldades e, assim, comunicam sua realidade interior.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Belém atende 21 mil crianças, de 6 meses a 3 anos de idade, em creches e crianças de 4 a 5 anos de idade na educação infantil, matriculadas em 153 unidades educativas. Para garantir a assistência à saúde integrada na primeira infância, a Semec criou a Coordenação Integrada de Educação e Saúde (Cines), que conta com o Programa Saúde na Escola (PSE) e, agora, fará a inserção de psicólogas e assistentes sociais na rede de educação. A secretaria também é parceira do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi). Essas ações, atividades e programas têm como finalidade o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, envolvendo famílias e comunidades.

O encontro contou com a participação cultural da pedagoga Sônia Situba, contadora de histórias; e da escritora Heliana Barriga, compositora infantil.

Texto: Tábita Oliveira