Poesia, carimbó e um painel cheio de frases de boas-vindas fizeram parte da recepção especial, realizada pelos servidores da Secretaria Municipal de Administração (Semad) para o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

A visita do prefeito à Semad ocorreu nesta sexta-feira, 6, durante a reunião de Planejamento Estratégico do órgão. A secretária de Administração, Jurandir Novaes, ressaltou a importância da visita do prefeito. "O prefeito veio contribuir para uma reflexão sobre a importância da administração pública para a cidade de Belém e o quanto é necessário ter políticas voltadas para a valorização do servidor", informou a secretária. Ela ressalta, que a qualidade do serviço público é fundamental dentro de uma estratégia que tem uma perspectiva de um estado forte”.

O prefeito recebeu homenagens e fez questão de contribuir para o Cantinho da Leitura entregando o livro “Peças Teatrais” de Nazareno Tourinho. Ele destacou o papel da secretaria. “A Semad representa a gestão da perspectiva global, integral e integrada da Prefeitura de Belém. Para mim como prefeito é uma honra e um privilégio reunir com servidores, que fazem a gestão ser algo vivo e as políticas avançarem”, afirmou.

A Semad conta com mais de 130 servidores, que atuam de forma ativa para o desenvolvimento administrativo, assim como o assessor do Departamento de Recursos de Materiais, Thiago Bessa. Ele acha importante que o prefeito esteja inteirado sobre o andamento do trabalho na Semad e explica que o órgão tem sempre esse viés de trabalho participativo, que prioriza a harmonia no trabalho e o plano que se faz de forma coletiva.

Além de administrar, o órgão se preocupa também com o bem-estar do servidor, por isso desenvolve o chamado “acolhimento ao servidor”, como explica a servidora da Escola de Gestão Pública, Lívia Araújo.

"Os últimos anos foram bem difíceis e agora nós teremos possibilidade de investir em trabalhos mais criativos e de construirmos juntos. Hoje estamos com o serviço de acolhimento ao servidor, onde criamos um espaço de roda de conversa para ouvir os servidores, além de tentar fazer um acompanhamento emocional, prestando orientações aos servidores afastados por motivos de saúde”, destacou.

"Somos servidores e estamos aqui para servir ao povo também”, explicou a assessora da Semad, Célia Maracajá.

O órgão também busca incentivar toda forma de conteúdos artísticos, por meio do Projeto de Arte do programa de valorização e humanização do servidor, que já implantou o Cineclube, uma galeria de arte e o cantinho da leitura dentro da Semad.

Texto: Lana Oliveira