Começou pelo distrito de Mosqueiro, nesta terça-feira,03, o trabalho que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realiza com diretores e coordenadores pedagógicos para compartilhar ações integradas de educação e saúde que serão desenvolvidas neste segundo semestre letivo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) além de reforçar o plano de retorno das aulas presenciais, em setembro, após a imunização completa dos profissionais de educação contra a Covid-19 .
“Hoje é um dia muito importante pra gente, porque começamos a nossa rodada de reuniões pelos distritos de Belém. Nosso objetivo é orientar sobre o retorno presencial. Chegou o momento de voltarmos de maneira organizada, com biossegurança, após a vacinação dos professores”, afirmou a secretária de Educação, Márcia Bittencourt.
Pela manhã, durante a reunião realizada na Agência Distrital de Mosqueiro, os diretores puderam conhecer as ações de educação e saúde integral e integrada que serão desenvolvidas junto com a Sesma. E à tarde, na EMEF Donatila Lopes, com coordenadores pedagógicos para orientá-los sobre a organização e acolhimento dos estudantes. “Este momento é de preparação. Vamos formar dois servidores para serem agentes de saúde em cada uma das escolas e assim podermos ter uma ação bem assertiva e voltar com muita segurança para as nossas atividades escolares”, explica a titular da Semec. Ela estava acompanhada da maioria das coordenações da Secretaria, em especial, a Coordenação Integrada de Educação e Saúde, e do Bora Belém, responsável pela Busca Ativa Escolar.
Sesma – O assessor científico do Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma, Moisés Silva, pontuou que Belém apresenta um panorama epidemiológico com redução significativa de internações e óbitos por Covid-19, além do avanço da imunização da população, que garante um retorno seguro às aulas presenciais. Durante o encontro, ele anunciou que no dia 11 de agosto, Dia do Estudante, haverá uma campanha de vacinação contra a Influenza em uma escola de cada distrito. E no decorrer do semestre a campanha avançará para a imunização de outras doenças.
“A integração da Semec e da Sesma é necessária para oferecer maior amparo ao retorno presencial, que não é exclusivo dos alunos. Falamos também de todo corpo técnico envolvido. A campanha de vacinação deste profissional andou rápido, já vamos para a segunda dose e em seguida vamos continuar com um processo de vigilância dessas crianças e servidores que podem apresentar algum sintoma da Covid-19”, explica Moisés Silva.
Márcia Bittencourt e a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, anunciaram parceria também com a criação do ponto de apoio da Semec na agência distrital, para evitar que os diretores precisem ir à sede da Secretaria para protocolar documentos.
“Os professores não precisarão mais enfrentar 70 km de viagem para levar as frequências e demais documentos. Agora vamos receber essa documentação em uma sala própria, para facilitar a vida dos trabalhadores da educação”, disse Vanessa Egla ao apresentar a responsável pelo ponto de apoio na agência distrital, Aline Pereira.
Representantes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar de Mosqueiro, órgãos de proteção e acompanhamento de situações de vulnerabilidade ou de risco social também participaram da reunião.
Retorno- Durante a tarde a diretora de Educação, Dorilene Melo apresentou o plano de retorno das aulas presenciais pontuando a nova proposta do calendário escolar que inclui 232 horas de atividades complementares para totalizar 824 horas aulas do ano letivo 2021.
A Educação Infantil retornará no dia 1° de setembro, dividida por turno em grupos de 25% dos alunos em dias alternados da semana. As turmas de meio período retornarão em grupos, com 1/3 dos alunos em dias alternados. O Ensino Fundamental retornará no dia 8 de setembro em grupos, com 33% dos alunos também em dias alternados. A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) retornará no dia 13 de setembro, com 33% dos alunos em dias alternados.
“Este momento é impar, pelo fato de a Semec pensar em todos que compõem a escola e nos ver como seres humanos e ver nossas demandas. E começar pelo distrito de Mosqueiro traduz o nosso sentimento de gratidão. A parceria com a agência distrital, que será essa ponte entre a gente e a secretaria, vai facilitar muito e é algo que pedimos há muito tempo. Pela primeira vez estamos sendo atendidos”, disse a diretora Marluce Silva, da EMEF Maroja Neto, que atua há 30 anos na rede e atende mais de 600 alunos da comunidade São Francisco.
Para firmar cada vez mais essa parceria e diálogo com as escolas, Márcia Bittencourt, citou Paulo Freire. “A educação sozinha não transforma o mundo. A educação transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo”. A programação contou com a participação cultural das professoras Rita Melém e Cris Rodrigues, do projeto de alfabetização da Prefeitura de Belém, alusivo ao Centenário de Paulo Freire.
As próximas reuniões já estão agendadas. Dia 05/08, na Escola Bosque, distrito de Outeiro. Dia 10/08 no Liceu Escola, distrito de Icoaraci e dia 12/08, na Faculdade Fibra, no centro de Belém.
Texto: Tábita Oliveira