Com o objetivo de fazer uma política integrada, voltada para a primeira infância, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues reuniu na manhã desta quarta-feira, 7, com a coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Território Amazônico, Anyoli Sanabria. A cooperação entre Prefeitura de Belém e Unicef visa a criação da Unidade Amiga da Primeira Infância (Uaip).

O órgão do Unicef tem a finalidade de levar educação, assistência e saúde para garantir o desenvolvimento integral das crianças, por meio de serviços qualificados, que monitoram e acompanham o desenvolvimento infantil.

“O programa é referência do Unicef e teve início na cidade de Fortaleza. Em Belém será um esforço de articulação e integração nas áreas da saúde, educação, assistência, cultura, tudo para pensar na primeira infância”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O programa do Unicef já é realizado em Fortelaza , no Ceará, e está em desenvolvimento para iniciar na cidade de São Luís, capital do Maranhão, como explicou Anyoli Sanabria. “Por enquanto, Fortaleza iniciou, temos avanços em São Luís e Belém entra agora como a primeira da região Norte que está aderindo à iniciativa. A ideia é criar uma articulação real e efetiva aqui em Belém”, ressaltou.

Durante a reunião foram apresentados outros projetos da prefeitura que podem ser desenvolvidos junto ao Unicef, como o programa de estágios da Secretaria Municipal de Administração (Semad), que visa inserir jovens no mercado de trabalho. “Conseguimos conhecer os programas que o Unicef atua e as prioridades do período atual deste órgão das Nações Unidas (ONU)”, enfatizou Edmilson Rodrigues.

Participaram também da reunião, o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, além de gestores de secretarias e coordenadorias municipais.

Texto: Victor Miranda