A Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) avança com as fiscalizações nas obras de saneamento executadas na capital paraense. Durante esta semana, foram visitadas duas grandes frentes de trabalho dos serviços de substituição de redes que estão sendo executados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), com o objetivo de reduzir as perdas, o desperdício e melhorar a pressão na distribuição de água da cidade.

Na esquina da avenida José Bonifácio, com a Tv. Barão de Igarapé Miri, no bairro do Guamá, os trechos das pistas em obras foram parcialmente interditados. No local, os técnicos da agência verificaram toda a estrutura da obra, que incluiu sinalização da área, equipamentos de segurança, isolamento correto do canteiro de obras, além do prazo para a conclusão do serviço.

De acordo com a engenheira sanitarista da Arbel, Elenilce Freitas, as fiscalizações nas obras do projeto de controle e redução de perdas estão ocorrendo semanalmente para garantir a melhoria dos serviços de saneamento oferecidos pelas prestadoras. “Essa fiscalização tem sua importância à medida que o trabalho avança e com isso acarreta inconvenientes necessários e inevitáveis da obra. Então, a agência faz as observações necessárias para que se diminua os riscos de acidentes de um modo geral e acompanhe o andamento do projeto”, detalhou.

Por conta do serviço, as pistas das vias em obras foram parcialmente isoladas, o que dificultou o tráfego de veículos no local. “Solicitamos o apoio dos agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), por se tratar de um cruzamento crítico e de grande movimentação. É uma obra necessária que vai trazer melhorias para a população”, garantiu o engenheiro da Cosanpa, Marcos Farias.

Já no trecho das avenidas Pedro Álvares Cabral, com Tavares Bastos, no bairro da Marambaia, o trabalho de substituição de rede ocupou apenas a lateral da pista no sentido centro da cidade. Durante a fiscalização, a equipe de educação sanitária e ambiental da agência está aplicando um questionário sobre o conhecimento do usuário com relação ao saneamento e sustentabilidade.

Texto: Noely Lima