A expectativa é que ao fim dos três dias de Mutirão da Juventude mais de uma tonelada de resíduos sólidos tenha sido recolhida entre a população que mora no triângulo das avenidas Roberto Camilier, Bernardo Sayão e travessa Quintino Bocaiúva.
O evento é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com o consórcio TFP/Synergia, em parceria com as Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Educação (Semec), Meio Ambiente (Semma) e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves).
Para uma das coordenadoras da Concaves, Josiane da Silva, o mutirão nas ruas é uma ação importante contra a desinformação. “Todo esse material que estamos recolhendo vira meio de sustento para nós. Se ele é jogado num aterro junto com o lixo comum, ele se contamina e não serve mais. Além disso, sabemos que muitas vezes o material é despejado de qualquer jeito nos canais e tudo isso aqui vira um problema como, alagamentos e doenças que afetam a própria população”, alerta a trabalhadora.
A não contaminação dos resíduos sólidos com o lixo comum é um dos fatores fundamentais para que esses produtos possam se tornar materiais recicláveis. Verônica Costa, bióloga e pedagoga da TPF/Synergia, explica que lixo é o que realmente não tem mais utilidade.
“Lixo é aquilo que realmente não pode ser utilizado, como material proveniente de banheiro, papel misturado com matéria orgânica. O que está sendo coletado nesses três dias são resíduos sólidos que se transformarão em meio de vida e sustento para essas pessoas”, orienta.
Quem concorda com ela é a dona de casa, Shirley Goés. Ela já separa os plásticos, papéis e papelão há bastante tempo. “Eu sempre faço isso, porque sempre passam por aqui os catadores e eles vivem desse material. A gente não pode descartar de qualquer jeito coisas que podem ajudar ao próximo. Eu vejo isso como uma maneira de ajudar ao próximo”, relata a dona de casa.
Nesta sexta-feira, 28, os agentes ambientais voltam às ruas do bairro para realizar o último dia de visitas às casas. O Mutirão da Juventude terá cerimônia de entrega simbólica do material recolhido no sábado, 29.
Texto: Márcia Lima