O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) recebeu, nesta quinta-feira (13/05), o presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), Giussepp Mendes, em visita à sede da autarquia municipal. O encontro com a presidente do IPMB, Edna D'Araújo, serviu para firmar parceria entre os Institutos, sendo o primeiro encontro dos dirigentes doe ambas instituiçõesIgeprev e IPMB, responsáveis pela gestão previdenciária dos servidores públicos do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém, respectivamente.
Estiveram presentes na reunião o diretor de administração e finanças, Franklin Contente, do Igeprev; e o diretor do Núcleo Setorial de Planejamento (NUSP), Marvyn Valente; a diretora do Departamento de Previdência (DPrev), Rosa Cláudia Pereira, e o coordenador financeiro e contábil, Fernando Leite, do IPMB. A presidente do IPMB destaca que a troca de experiências será fundamental para a gestão previdenciária em ambos os Institutos.
No IPMB, aponta a gestora municipal, há desafios a serem superados para a gestão plena na concessão dos benefícios concedidos pelo Regime Próprio de Previdência Social do Município de Belém. "Encontramos o Instituto com muitas pendências, dentre elas, a necessidade de eleição do Conselho Previdenciário e instalação da Diretoria Executiva (Direx)", explicou.
Ela ressaltou que estão, entre as metas do Instituto, desenvolver ações para humanização do atendimento aos segurados e a implantação do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão ), instituído pelo Governo Federal, para instalar boas práticas de gestão nas ações que compõem os pilares do Programa: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.
Giussepp Mendes colocou o Igeprev à disposição do IPMB, inclusive para viabilizar um Termo de Cooperação Técnica para troca de informações e de tecnologia entre os Institutos. Para Marvyn Valente, titular do NUSP/IPMB, a relação entre os institutos será fortalecida na busca das melhores formas de efetivar uma previdência mais humana e mais cooperativa.
"Para os segurados do IPMB, a cooperação será importante para firmar um Instituto de Previdência Municipal mais célere, mais moderno e atento às mudanças sociais, para prestar um serviço com mais qualidade", ressaltou.
Texto: Walrimar Santos