O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se reuniu com titulares das coordenadorias e secretarias municipais para apresentação das ações prioritárias do planejamento estratégico de governo municipal. Essas ações vão beneficiar diversas áreas, como saúde, educação, transporte público, cultura e tecnologia. O encontro ocorreu, nesta quarta-feira,12, no auditório do hotel Sagres, bairro de São Brás, em Belém.
Titulares das pastas municipais discutiram ações, divididas em seis eixos: políticas sociais e segurança cidadã; políticas urbanas e ambientais; Belém, cidade diversa e inclusiva; economia inovadora para a vida e cidadania; cidadania, cultura e comunicação; gestão gemocrática e participativa e qualidade do serviço público.
O prefeito Edmilson Rodrigues informou que essas ações prioritárias devem ser feitas tendo como base um planejamento envolvendo todas as secretarias. “Os integrantes do governo têm uma responsabilidade muito grande com a elaboração do planejamento, que pretende dar eficácia ao nosso compromisso”, disse ele. “Um governo sério, comprometido com as mudanças que a cidade necessita, deve prezar pelos gastos do recursos públicos e deve realizar tudo o que foi efetivamente proposto para cidade.”
As ações prioritárias agregam os direitos humanos, alfabetização, ampliação no atendimento da saúde, segurança, valorização cultural, comunicação regional, drenagem e esgotamento sanitário, conclusão do BRT e conclusão obras de habitação.
“Isso aqui é um processo e faz parte de uma dinâmica de planejamento, que visa criar um projeto de fortalecimento do nosso programa de governo e fortalecimento de uma visão de cidade”, destacou a secretária municipal de Administração, Jurandir Santos.
O titular da Secretaria de Gestão de Planejamento (Segep), Cláudio Puty, destacou que os seis grandes eixos do processo de planejamento organizam a gestão. "Definimos por áreas, infraestrutura, políticas sociais, direitos e cultura. Vamos fazer muitas coisas, considerando o limite financeiro que a prefeitura enfrenta. Hoje nós estamos fazendo uma reunião final, em que vamos nivelar e chancelar essas ações prioritárias”, explicou.
Para além da partilha de projetos, durante debate, os titulares enfatizam a importância da participação cidadã, no intuito de envolver a população belenense no desenvolvimento da cidade. O exemplo dessa participação é a plataforma "Tá Selado", lançada no último dia 05 de maio.
Para o melhor desenvolvimento da cidade, o titular da Segep ressaltou que é necessário a participação cidadã, “ao envolver a população ela fica sabendo, controla a gestão e define em conjunto o futuro de Belém”.
Processo do planejamento – O primeiro momento da reunião de gestão ocorreu em fevereiro, onde foi discutida a missão do governo objetivando atingir todos os públicos, principalmente os que mais precisam. Já a segunda etapa da reunião, realizada em meados do mês de abril, articulou as ações prioritárias a serem feitas em parceria com as demais secretarias. Com isso, as ações discutidas ao longo das reuniões permitiram nesta quarta-feira, 12, o resultado das prioridades de cada área.
Texto: Joyce Assunção