O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou nesta terça-feira, 23, de uma reunião virtual para discutir um termo de cooperação com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). O objetivo do trabalho em conjunto é pensar em projetos para a cidade, que tenham como base pesquisas e conhecimento produzidos dentro da academia.

"Nós temos a convicção de que não é possível fazer o melhor governo sem uma verdadeira parceria com pessoas que têm o mesmo objetivo. E é o que eu vejo na administração da Uepa", afirma o prefeito.

O trabalho deve envolver ações em vários campos de atuação, como a área da educação, saúde e até empreendedorismo. E considerando que hoje mais de 40% dos 17 mil alunos da Uepa estudam em Belém, para o reitor da universidade, Rubens Cardoso, a cooperação com a prefeitura será muito positiva.

"Eu vejo isso como uma grande janela de oportunidade para que a universidade possa cumprir a sua destinação e assim ganhar cada vez mais reputação junto à sociedade, fazendo com que ela deposite mais confiança para a gente poder trabalhar", enfatizou.

Durante a reunião, foi definida a criação de uma comissão de trabalho com representantes da prefeitura e da Uepa. O grupo será responsável por estabelecer os termos para reger o convênio que será firmado entre as duas instituições.

"Nós temos muitos passos a dar nesses quatro anos de governo para potencializar a relação entre prefeitura e o que a universidade já vem desenvolvendo em termos de ensino, pesquisa e extensão", concluiu o gestor municipal.

Além do prefeito de Belém e dos representantes da Uepa, participaram da reunião titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Jurandir Novaes, secretário municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Cláudio Puty, secretária municipal de Educação e Cultura, Márcia Bittencourt, a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Ana Brito,.

Texto: Juliana Brito