O prefeito Edmilson Rodrigues se reuniu com o analista em ciência e tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Flavio Altieri, onde foi apresentado o sistema de Ferramentas de Apoio à Gestão Pública, direcionadas a controle e prevenção de alagamentos e inundações.
Altieri explicou que a missão do Censipam é promover a proteção da Amazônia em parceria com as gestões públicas, através de articulação, planejamento, integração, informação e geração de conhecimento.
O sistema apresentado pelo Censipam foi criado para fornecer informações sobre os rios e gerar alertas sobre enchentes ou secas aos órgãos públicos locais, como a Defesa Civil, a fim de realizar com precisão o mapeamento das áreas de risco e planejar a assistência adequada à população afetada.
Também participaram da reunião, realizada nesta quarta-feira, 27, a diretora da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira, o coordenador-geral do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Rodrigo Rodrigues, a superintendente executiva de Mobilidade Urbana, Ana Valéria, o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, e o diretor-geral da Secretaria Municipal de Saneamento, Vitor Saré Ponte.
Cristiane Ferreira ressaltou que para a Defesa Civil a integração das informações de todos os bancos de dados seja, municipal, estadual ou federal ajudam principalmente na prevenção de futuros fatos que possam ocorrer na cidade, assim como mapear as áreas afetadas após ocorrências em que a Defesa Civil é acionada.
O prefeito afirmou que com o comitê de monitoramento de risco é possível evitar acidentes, como por exemplo, a queda de árvores na cidade. “Se tivermos dados que possibilitem a prevenção de tal acidente, assim como os constantes alagamentos em nossa região podemos evitar sérios transtornos e gastos, mas principalmente salvar vidas. Nossa gestão também visa debater com a população sobre políticas que possam promover uma cidade com áreas mais verdes, não apenas nas praças e parques, mas também nas ruas”, destacou Edmilson Rodrigues.
Flávio Altieri ressaltou a importância da parceria com as secretarias municipais e afirmou que é a possibilidade de atuar de maneira mais eficiente mesmo com recursos limitados em prol de melhorias para toda população. “Uma base de dados não estruturada não passa de um banco de dados que não servem pra nada”, concluiu.
Texto: Danielle Bastos