No início da noite desta quarta-feira, 23, servidores municipais foram homenageados com o lançamento do livro " Servidor Padrão: Memória Viva da Administração Pública".

A cerimônia de lançamento foi realizada no Centro Israelita do Pará, localizado no bairro de Nazaré. Participaram da da celebração o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a autora da obra, a servidora municipal Dora Lúcia Cruz, e autoridades.

A obra é uma homenagem aos servidores que dedicam sua vida ao funcionalismo público. Durante o encontro os homenageados receberam o livro, autografado pela autora e pelo prefeito, e um certificado.

"O município de Belém registra e reconhece a importância de muitos servidores que se dedicaram de maneira exemplar na prestação do serviço público", comentou Zenaldo Coutinho.

Histórias – O livro retrata a trajetória de 63 servidores, de uma forma emotiva e bem particular de cada um, desde o início da carreira pública até os dias atuais. É o caso do engenheiro agrônomo, Paulo Porto, que atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) há 37 anos. Paulo se emocionou ao falar da carreira na secretaria.

"Passei por diversos setores da Semma, trabalhando no Bosque, departamentos administrativos e me orgulho de ter sido o primeiro agrônomo a trabalhar com arborização urbana na secretaria", contou.

A autora do livro, Dora Lúcia Cruz, levou quatro meses para escrever a obra de 120 páginas e explicou a emoção de ouvir cada depoimento. ""Foi uma satisfação conhecer cada um, ouvir a trajetória da vida profissional de todos, me emocionar junto e finalizar este lindo trabalho", contou Dora Lúcia.

A seleção de cada personagem do livro foi feita pelos secretários municipais, que indicaram três servidores de cada órgão para contarem sua trajetória. Na Administração Regional de Outeiro ( Arout) o escolhido foi o motorista José Silva, de 63 anos. Há mais de 40 atuando na Prefeitura, o servidor destacou o orgulho que sentiu em ser escolhido para participar do registro.

"Foi um reconhecimento que nunca tive. Esse livro é motivo de orgulho para mim e toda a minha família", disse emocionado.

Texto: Victor Miranda