Mais de 20 estabelecimentos comerciais, não essenciais, foram fechados neste sábado, 30, durante fiscalizaçao da Guarda Municipal de Belém (GMB) pelas ruas da capital paraense. O objetivo foi o cumprimento do decreto municipal que determina regras de isolamento social em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

O trabalho dos guardas do grupamento Ronda da Capital (RONDAC) foi dividido em equipes, que percorreram os bairros de Belém, entre eles, Marambaia, Cremação, Guamá, Comércio, Campina, Curió-Utinga e Fátima. “Nós também fiscalizamos as feiras da 25, o Porto da Palha e a feira do Açaí, além da Ceasa, onde encontramos, após denúncia recebida pelo 153, uma festa sendo realizada com bebidas e mais de 20 pessoas aglomeradas. Também fechamos várias lojas no centro da cidade e nos diversos bairros fiscalizados", contou Francinaldo Pereira, moto patrulheiro da RONDAC.

"Nossas ações continuam e neste domingo, 31, retornamos para as fiscalizações pelas ruas. O que se espera é o cumprimento das medidas e o maior isolamento social", concluiu o agente.

Praias – Os Distrito de Outeiro e Ilha de Cotijuba também foram fiscalizadas neste sábado. Em Cotijuba as praias estavam quase vazias, mas os agentes ainda encontrarem algumas famílias no local. Todos foram orientados a voltarem para casa. No Outeiro os guardas do grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) encontraram tranquilidade na ilha.

Balanço – As ações da GMB em cumprimento as medidas do decreto estão ocorrendo desde o dia 20 de março. Na ação deste sábado, 30, mais de 10 máscaras foram doadas durante às fiscalizações. Duas feiras livres e um supermercado foram orientados sobre fluxo e distanciamento e 23 lojas foram fechadas.

Texto: Thais Veiga