Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) a Prefeitura de Belém converteu 300 litros de álcool etílico absoluto em álcool líquido 70%, porcentagem ideal para a desinfecção de superfícies e higienização das mãos. Ao todo 60 galões serão distribuídos por toda a rede de saúde do município.

De acordo com o titular da Sesma, Sérgio Amorim, parte da matéria-prima (álcool PA) foi enviada aos professores da coordenação de química do Instituto, que se disponibilizaram a realizar a conversão. “O IFPA é nosso parceiro e neste momento de dificuldade para aquisição do produto, devido à grande procura, se colocou à disposição para realizar a transformação do álcool”.

“Fomos informados de que o álcool seria para uso em toda a rede de saúde, então o transformamos em álcool antisséptico de amplo espectro. Para isso, na formulação, foi utilizado álcool absoluto, peróxido, glicerol e água destilada, tudo nas proporções recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicou o professor, engenheiro químico e mestre em tecnologia nuclear, Rogilson Porfírio.

A conversão para álcool 70% foi finalizada nesta sexta-feira,27, no IFPA Campus Belém. O insumo seria transformado em gel, entretanto, por falta de substância para o composto, foi transformado em meio líquido.

Amorim reforça que a conversão deve sempre ser manipulada por profissionais da área da saúde e ressalta a importância desta e de futuras parcerias em meio à pandemia do novo coronavírus. “Temos uma população solidária, sempre disposta a fazer o bem. Agradecemos a estes professores, pois assim podemos manter abastecidos nossos hospitais e unidades de saúde, garantindo a saúde de todos”, frisou.

Texto: Suênia Cardoso