Foi encerrada na manhã deste domingo, 9, a XVI Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que teve como tema “Arborização: Solução Ambiental com solução compartilhada”, e levou à população Belenense um grande leque de atividades no decorrer da semana.
O titular da Semma, Pio Netto, destacou que a Semana do Meio Ambiente foi também uma forma de prestar contas com a população sobre as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Belém e Semma, na construção de ações que contribuem para a preservação do meio ambiente. “É com muita felicidade que encerramos mais uma Semana do Meio Ambiente, no qual pudemos demonstrar a população que a ações não se restringem aos sete dias de atividades, pois o compromisso com o meio ambiente é com os recursos naturais e é uma atividade que precisa estar inserida no dia-a-dia da nossa comunidade”.
Para o encerramento, o local escolhido foi o Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, no qual os visitantes contaram com as apresentações de projetos, como o da equipe do Departamento de Gestão de Áreas Especial (GDAE) da Semma, que apresentaram aos visitantes do Bosque as questões da nutrição animal e oficina de pinturas com tintas retiradas diretamente do solo.
Regilene Angêlica Sousa, professora da Área de Solos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), destacou que o solo, além de garantir os nutrientes necessários para alimentação das plantas e demais espécies, possibilita a extração de corantes naturais. “Do solo nós podemos extrair diversos pigmentos, e com eles nós podemos realizar oficinas com as crianças, com a oportunidade de falar mais sobre a importância da preservação dos solos”, explicou Regilene.
A família da Nicole Abreu, de 9 anos, escolheu o Bosque Rodrigues Alves para passear no final de semana. Nicole participou da oficina de pinturas com tintas retiradas do solo e a mãe, Adiene Abreu, de 29 anos, comentou sobre atividade desenvolvida. “Nós sempre passeamos pelo Bosque, e hoje nós encontramos essa programação diferente. Acho importante estimular nas pessoas, principalmente as crianças, o senso de responsabilidade com o meio ambiente”, disse Adiene.
O público contou ainda com a exposição de quelônios, exposição de solos, ovos de aves, sementes, doação de mudas de plantas, exposição de insetos polinizadores, no qual os visitantes puderam ver de perto a estrutura das colmeias e o comportamento das abelhas nativas da nossa região.
Alimentação sustentável – Durante a programação de encerramento o grupo do projeto Toró Gastronomia Sustentável, fez a degustação de iguarias com ingredientes regionais, desenvolvidas, conservadas e extraídas de maneira totalmente artesanal e sustentável.
Susana Rabelo, do projeto Toró, fez a apresentação das iguarias criadas pela equipe. “Nós trouxemos para degustação três alimentos diferentes. Dois deles são pastas compostas por tomate seco e ervas locais, queijo de búfala e a flor de jambu, além do doce pé de moleque com um tipo de amendoim da nossa região”, explicou.
Na oportunidade, a equipe do projeto Toró exibiu o filme “Apart Horta”, que fala sobre como fazer hortas em apartamentos e outros espaços pequenos.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Renan Lobato