Para garantir segurança aos condutores que transitam pelo elevado Dr. Freitas, a Prefeitura de Belém realizou nesta sexta-feira, 09, a manutenção emergencial nos blocos da canaleta de drenagem que liga as avenidas Dr. Freitas e Almirante Barroso. A estrutura sofreu desgaste natural e apresentava desnível em relação ao asfalto, causando desconforto para os motoristas e motociclistas que passavam pelo local. De acordo com avaliação da equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), o impacto constante causado pelos veículos na peça de sustentação poderia causar abalo na estrutura e, por consequência, acidente.
Durante a realização dos reparos o acesso ao elevado foi bloqueado e os veículos desviados pela via lateral até a avenida Almirante Barroso. Os reparos começaram às 9h30 e o acesso de veículos foi liberado pouco depois das 14h. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) deram suporte orientando motoristas.
O diretor do Departamento de Drenagem Urbana da Sesan, Orlando Pereira, explicou que os blocos de concreto do elevado foram previamente fabricados em número maior que o necessário para que possam ser substituídos conforme a necessidade. “Os blocos são fabricados em uma forma de aço preenchida com concreto armado e são projetados para suportar grande carga e impacto. A manutenção realizada é na base que sustenta essas peças que cedeu e desnivelou o conjunto. As peças não sofreram abalo, mas mesmo assim efetuamos a substituição das mesmas” , explicou o diretor.
Com a interdição para o acesso de veículos, a Sesan aproveitou para realizar limpeza na pista, executando retirada de terra acumulada e vegetação. Além disso, foi executada pintura da mureta de proteção em toda a extensão do elevado.
Texto: Lauro Lima