Com a aproximação do período chuvoso em Belém, os serviços de manutenção nas árvores da cidade estão sendo intensificados desde o último final de semana, quando equipes da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizaram serviços no bairro de Nazaré.

Os primeiros trechos que receberam as equipes da Semma foram as Avenidas Gentil Bittencourt, entre a 14 de Março e Alcindo Cacela, e Nazaré, entre Benjamin Constante e Rui Barbosa.

Durante os finais de semanas, os vegetais começaram a passar por podas para retirar ervas-de-passarinho; podas de levantamento para desobstruir luminárias; podas de rebaixamento para diminuir o tamanho e peso do vegetal; retiradas de galhos que atrapalham os semáforos, entre outros serviços.

“A Semma realiza durante todo o ano a manutenção das árvores, porém, com a aproximação do período chuvoso, realizamos essas operações especiais, onde é selecionado um trecho e fazemos a manutenção de todas as árvores”, detalha o titular da Semma, Deryck Martins.

“Para realizar a ação com segurança, é necessário fazer o desvio do trânsito e interromper o fornecimento de energia elétrica. Para isso, precisamos da compreensão e apoio da população. Não podemos colocar os funcionários para realizar a poda da árvore com a energia ligada, pois é um risco muito grande”, completa.

A ação conta com apoio das secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e Urbanismo (Seurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além da Celpa.

Belém, incluindo os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, tem cerca de 120 mil árvores. Dessas, mais de 12 mil são mangueiras, sendo cerca de 1200 já centenárias. A maior parte tem mais de 100 anos e estão localizadas na Avenida Nazaré, Gentil Bittencourt e Presidente Vargas.

Todo o trabalho de manutenção e vistoria das árvores da cidade é acompanhado por engenheiros agrônomos e florestais, que fazem parte do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP) da Semma.

“Em alguns casos as árvores estão desequilibradas, com o peso apenas para um lado ou estão com muitas ervas-de-passarinho e por esses motivos precisamos fazer uma poda mais profunda, que muitas vezes a população não entende. Precisamos reduzir a altura e o peso desses vegetais, para evitar o risco de queda, principalmente no período de chuva. Mas esse trabalho é normal e com cerca de seis meses as árvores já começam a rebrotar”, explica Paulo Porto, diretor do DAVP.

Com os serviços de manutenção das árvores, muitos galhos são cortados gerando uma grande produção. Parte desse material é triturado ainda no local no caminhão triturador. O material gerado é levado para a Granja Modelo da Prefeitura de Belém, onde serve para produzir adubo. Os galhos que ficam nas vias são recolhidos no prazo de três dias.

Entre o mês de janeiro e dezembro de 2015, mais de 5.700 árvores receberam os serviços de podas de limpeza, rebaixamento, levantamento e retirada de erva-de-passarinho. Dessas, 2.045 são mangueiras.

Solicitação de podas e vistorias

“A Semma tem a programação montada pelas equipes técnicas, mas os munícipes são muito importantes nesse processo. Qualquer pessoa pode procurar a secretaria e falar sobre uma árvore que está próxima da sua casa ou do seu trabalho, pedindo poda ou vistoria. Essas solicitações podem ser feitas direto no protocolo ou pelo site”, explica o titular da Semma.

Após a solicitação, um técnico vai até o local e realiza uma vistoria no vegetal. Caso a árvore esteja em contato com a fiação elétrica, a Semma faz a solicitação para que a Celpa interrompa o fornecimento de energia elétrica, para que o serviço possa ser realizado.

Serviço

As solicitações de poda e vistoria de árvores que estejam em via pública devem ser feitas no protocolo da Semma, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078, ou através do site www.belem.pa.gov.br/semma.

Texto: Ana Paula Azevedo