Na manhã desta quinta-feira, 23, Nazareno Araújo, 54, morador da Travessa Tupinambás, acompanhava de perto a limpeza e dragagem do Canal da Quintino, responsável pela captação da água de diversas ruas do bairro do Jurunas. A limpeza que está sendo feita pela Prefeitura de Belém no canal tem por objetivo aumentar a capacidade de armazenamento de água e facilitar o escoamento, combatendo alagamento em diversos pontos do bairro.
“Isso aqui era horrível, alagava tudo. Hoje podemos ver que a água consegue escoar da rua para o canal sem ficar acumulada nem invadir nossas casas”, ressalta o morador. “Todos os dias vejo que muito lixo é retirado do canal. Se ninguém jogasse esse lixo ai seria bem mais fácil controlar o alagamento na cidade. Só que nem todo mundo colabora pra deixar a cidade limpa depois que o caminhão passa recolhendo”, acrescenta.
Além do serviço de limpeza, realizado de forma recorrente nos quase 100 km de canais da cidade, a Prefeitura está investindo em obras de infraestrutura para solucionar alagamentos em diversos bairros. Entre elas estão a macrodrenagem do Tucunduba, que está sendo realizada pelo Governo do Estado com parceria do município, na Bacia da Estrada Nova, na Av. Bernardo Sayão e do Canal da Travessa Três de Maio, no bairro da Cremação, onde estão sendo cravadas estacas para colocação de placas e paredes de contenção. Essas obras beneficiarão diretamente moradores dos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá, Cremação, São Brás, Canudos, Jurunas, Condor, Cidade Velha, além de outros bairros limítrofes.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Thalles Belo, a limpeza da cidade precisa contar com a participação efetiva dos moradores, que em hipótese alguma devem descartar quaisquer tipos de resíduos em via pública e nas margens ou dentro de canais, uma vez que esse tipo de atitude compromete todo o sistema de drenagem, dificultando a vazão da água e ocasionando alagamentos. “O lixo descartado de forma incorreta é um grave problema ambiental e compromete todo o sistema de drenagem urbana, trazendo sérias consequências para a cidade. Uma simples garrafa jogada no chão chega ao bueiro e pode causar alagamentos”, exemplifica o titular da Sesan,
Por isso, esclarece o secretário, a Sesan atua diariamente na limpeza e manutenção das comportas dos canais do Una, Tamandaré e Doca para que estes canais tenham condições de acumular água da chuva, mesmo que a maré esteja alta. "O lixo descartado de forma irregular acaba chegando a essas comportas e podem comprometer todo o sistema que impede que a água da maré avance para os canais", explica o secretário, acrescentando que se este sistema não funcionar de maneira plena, diversas vias próximas podem sofrer alagamentos, ocasionados pela chuva e pelo transbordamento destes canais.
Os serviços de dragagem de canais e limpeza na rede de drenagem urbana são realizados de forma permanente durante o ano inteiro e ocorre de forma intensificada nos meses que antecedem e coincidem com o período de chuvas mais frequentes e intensas. O trabalho consiste em reduzir os danos causados pela chuva e minimizar a interferência de temporais e maré alta com a limpeza permanente dos canais e comportas.
Texto: Lauro Lima