A Prefeitura de Belém, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o governo do Estado, mobilizou jovens e adultos para a realização de teste rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação ocorreu na tarde deste domingo, 15, na praça da República.
A iniciativa é parte do projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem”, que teve mais um avanço, na última sexta-feira, 13, com o lançamento de um ônibus estruturado para realização dos testes. A ideia é que todo domingo esse ônibus esteja em algum ponto da cidade, convidando jovens e adultos a participarem.
“O objetivo é envolver o governo estadual, municipal e organizações não governamentais para acelerar o combate às doenças sexualmente transmissíveis e fazer com que todos fiquem cientes do seu estado sorológico e façam o tratamento, além de manter a sociedade informada sobre os riscos e garantir a prevenção, para que busquem mais qualidade de vida”, explicou Antônio Carlos Cabral, oficial especialista de programas do Unicef.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2015, dos 771 casos confirmados de Aids em Belém, 367 atingem a população de 15 a 34 anos. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), tem disponibilizado tratamento para pessoas com HIV/Aids gratuitamente na Casa Dia e promove ações de alerta e conscientização por meio da Referência Técnica de DSTs/Aids e Hepatites Virais e parceiros.
Para o coordenador da Referência Técnica de DSTs/Aids e Hepatites Virais da Sesma, Cledson Sampaio, a principal intenção é conscientizar a população. “Todos precisam ter acesso à informação para que possam se ajudar, o número de pessoas com DSTs está aumentando, principalmente na sociedade LGBT, por isso é preciso ter informação para que possam fazer o teste e se prevenir, e caso o resultado seja positivo o tratamento precisa ser feito corretamente. Os jovens precisam incentivar uns aos outros”.
O teste é rápido e o resultado sai, no máximo, em 30 minutos. Os casos que derem reagentes (positivos) no teste rápido serão atendidos na Casa Dia, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h; e na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (URE-Dipe) às terça e quintas-feiras.
Durante a ação, equipes estavam distribuindo folders com informações sobre DSTs, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.
A cuidadora de idosos Alessandra dos Santos, de 33 anos, ficou sabendo da ação e se interessou em fazer o teste. “Antigamente era mais complicado fazer esse tipo de exame, o acesso não era tão fácil como hoje em dia, ainda mais assim gratuitamente em lugar público, com várias pessoas, o que faz com que deixemos de lado a timidez e o medo”.
O estudante Marcos Oliveira, de 26 anos, ficou sabendo da mobilização pelos amigos. “É uma iniciativa muito boa e de grande necessidade para todos. Estou fazendo o exame como uma maneira de me prevenir, ver se está tudo bem com a minha saúde, recomendo que todos façam”, disse o estudante.
No próximo domingo, 21, a ação irá de novo à praça da República, a partir das 14h.
Texto: Priscylla Gester