Centenas de pessoas compareceram hoje às Unidades Municipais de Saúde no primeiro dia da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que foi antecipada em duas semanas no município pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), diante da incidência de casos, a ocorrência de óbitos e o aumento da capacidade infectante do vírus.
A meta é vacinar 312.802 pessoas no município dentro dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto e população privada de liberdade).
Para atender a população com celeridade, na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta a vacinação foi dividida em três salas, sendo uma para crianças e grávidas, uma para as vacinas de rotina e outra para idosos e outros grupos de risco. A medida teve grande aceitação entre os usuários, como a idosa Rosalinda da Conceição, 66 anos, que foi uma das primeiras a receber a imunização contra gripe. “Vim hoje porque fico preocupada em ficar doente. Não quero dar trabalho pra ninguém. O idoso tem facilidade para doença. Ano passado, por exemplo, não tomei a vacina e a gripe veio forte. Fiquei ‘arriada’ por vários dias”, disse.
Na UMS de Fátima, a vacinação foi tranquila durante a manhã, mesmo com o grande número de pessoas que procurou a unidade de saúde. De acordo com o gerente do posto, Daniel Miranda, a equipe já estava preparada para a grande demanda que, somente pela manhã, somou quase 350 doses aplicadas. Segundo ele, desde às 6h30 da manhã já tinha usuários formando fila para a vacina. “Organizamos uma triagem para identificação das pessoas que compõem os grupos de risco e separamos por sala. Também fizemos orientações em relação à importância da vacinação”, explicou.
Já na UMS do Guamá, até às 10h30, mais de 250 doses já tinham sido aplicadas. O pequeno Antony, 2 anos, foi levado pelo padrinho Giovany Pereira para tomar a vacina. “Estamos preocupados com a gripe e por isso vim logo garantir a proteção dele visto que a vacina é uma das formas mais seguras de se evitar doenças graves”, afirmou.
Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Nazaré Athayde, a grande procura hoje já era esperada nos 49 postos fixos montados. “Mas é importante ressaltar que a vacina estará disponível até o dia 20 de maio e teremos ainda o dia de mobilização nacional, no dia 30 de abril, sábado, para que todas as pessoas que compõem os grupos prioritários possam se vacinar também”, garantiu.
Em 2016, a vacina imuniza contra os vírus Influenza A/ H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza B, que são os tipos mais circulantes no mundo e que foram coletados e inativados. Para se vacinar, o usuário deve pertencer a um dos grupos de risco, levar o cartão de vacinação e comparecer a um dos 49 postos no horário de 8h às 17h.
Em casos de ocorrência de qualquer reação após a aplicação da vacina, a Sesma disponibiliza os telefones 3344-2456 /98417-0332 da Coordenação do Programa Municipal de Imunizações para registro e investigação dos casos.
Texto: Paula Barbosa