Em setembro do ano passado a aposentada Aldenira de Souza Rocha, sofreu uma das maiores perdas da vida: a morte acidental da “Princesa”, como era carinhosamente chamada o animal de estimação da família. A cadela era o xodó da família.

“Ela saiu de casa e atravessou a rua sem ninguém ver e foi atropelada por um caminhão”, lembrou a aposentada que mora no Conjunto CDP, bairro de Val-de-Cans, em Belém. A tristeza tomou conta da família Rocha, que estava decidida a não adotar mais animais. Contudo, a falta de um bicho de estimação entre a família tomou conta do coração da aposentada e “principalmente” dos netos de 5 e 7 anos de idade. “Vi o anúncio da feira de adoção da Prefeitura e não pensei duas vezes em adotar um novo bichinho para casa”, contou Aldenira, já com o novo membro da família nos braços: o “Totó”. “Ele vai ser a alegria de todos em casa. As crianças já estão esperando por ele”, contou ansiosa.

Aldenira foi uma das centenas de pessoas que estiveram na manhã deste sábado, 12, na praça do Jaú, no bairro da Sacramenta, aproveitando todos os serviços oferecidos pela PMB na 7ª Feira de Adoção de Cães e Gatos. O “Totó” foi, também, o primeiro animal atendido no Castramóvel Animal, equipamento adquirido pela Prefeitura para o serviço de castração gratuita de cães e gatos do município. A médica veterinária, Márcia Alves passou todas as orientações para o pós-operatório. “Após o castramento, o animal deve tomar antibióticos por oito a dez dias e o anti-inflamatório e analgésico para o controle da dor. Em seguida, os pontos são retirados e o animal já está castrado”, observou.

“Estamos trazendo pela primeira vez à comunidade o Castramóvel e teremos a oportunidade, em breve, de levar este serviço aos demais bairros da capital”, disse o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo.

Não foi só a dona Aldenira que saiu contente da feira. O funcionário público Danilo Souza, morador da Marambaia, também saiu do evento com um novo animal de estimação para a família. “Minha filha tinha me pedido de presente uma gatinha e eu decidi fazer essa surpresa pra ela”, contou o servidor, que tem certeza que o novo animal será muito amado em casa. “Ela já tem até nome escolhido. Se chamará Elvira”, revelou.

O Centro de Controle de Zoonoses colocou à disposição 50 animais para adoção, entre cães e gatos, que já foram castrados ou estão com castração agendada no centro. Até o final da feira, cerca de 30 animais haviam encontrado um novo lar para viver.

Ações

A população que passou pela praça contou, ainda, com várias ações organizadas pela PMB, por meio das secretarias. Houve orientação para o combate ao mosquito Aedes aegypti, atividades desenvolvidas pelo projeto Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), emissão da segunda via do cartão Passe Fácil Estudantil, primeira e segunda vias do Passe Fácil Sênior (idosos a partir de 60 anos) e emissão de Credencial de Estacionamento Preferencial para idosos e deficientes,serviços realizados pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Texto: Adriana Pereira