A pequena Adriana Lima,de nove anos de idade, aproveitou a manhã deste sábado, 20,para levar o gatinho de pouco mais de quatro meses, chamado carinhosamente de Gabriel, para vacinar. Ela adotou o bichano na última feira de adoção realizada pela Prefeitura de Belém. “Como o gatinho era muito novo, nós só conseguimos vacinar agora”, explicou Adriana, interrompida pelo pai, o comerciante Alvaro de Lima que disse ter realizado o sonho da filha ao adotar. “Ela se tornou muito mais responsável depois que ele chegou em casa, tanto que foi ela quem nos alertou da vacinação hoje”.

Gabriel foi imunizado na UMS do Guamá, um dos pontos de vacinação distribuídos pelos bairros do Guamá, Jurunas e Terra Firme, no primeiro dia da intensificação da vacina antirrábica voltada para cães e gatos. A campanha deste sábado visa atender a meta recomendada pelo Ministério da Saúde no ano passado, que não foi alcançada. “Por isso nós estamos intensificando, para que a meta seja cumprida e Belém continue livre da raiva humana, que há 32 anos não se registra caso na capital”, ressaltou o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Roberto Brito.

O estudante João Guilherme,26 anos, também aproveitou o sábado para levar os dois cães que não puderam se vacinar na campanha de dezembro. “Eles estavam doentes e não tive como levá-los para vacinar, mas aproveitei que a intensificação estava ocorrendo no meu bairro e me programei para trazê-los”.

Neste primeiro momento esses três bairros receberam cerca de 35 postos que estavam espalhados em pontos estratégicos, além das Unidades de Saúde e Estratégias Saúde da Família que estavam disponibilizando a vacina. O bairro do Guamá teve 15 postos, já os bairros do Jurunas e Terra Firme tiveram 10 postos cada um. “Quem não pôde vacinar o seu cão e gato na última campanha por algum motivo, deve nos procurar no CCZ que lá nós temos a vacina antirrábica. Mas quem quiser esperar que a intensificação chegue no seu bairro, é bom ficar em alerta para a programação que vai abranger mais quatro distritos nos próximos sábados”,alertou Roberto Brito.

No próximo sábado, 27, a intensificação ocorre nos bairros do Parque Verde, Coqueiro e Tapanã no horário de 8h às 17h. Lembrando que devem ser vacinados cães e gatos maiores de três meses e fêmeas não prenhes, que não foram imunizados na campanha realizada em dezembro de 2015. O titular da Sesma, Sergio de Amorim Figueiredo alerta que a raiva é uma zoonose de grande relevância, que precisa ser controlada, pois não tem cura e é letal. “A doença em humanos tem uma letalidade altíssima. 99,9% dos casos levam a morte. O controle sobre a doença é a imunizar os animais, por isso é importante que o dono leve o cão ou o gato para as intensificações das próximas semanas”.

Texto: Kezia Carvalho