Uma parceria entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado levou diversas ações de cidadania para os moradores do bairro da Terra Firme, na manhã deste sábado, 20. Emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira e segunda via de certidão de nascimento, atendimento jurídico e marcação de consultas, foram alguns dos serviços oferecidos.A ação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Fontenelle.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) abordaram as pessoas e explicaram os riscos de doenças como a dengue, zika e chikungunya e os cuidados que se deve ter em casa para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.“Não adianta só a prefeitura fazer a sua parte, a população precisa participar, vistoriando a própria casa, tomando cuidado com pneus, vasos e água parada, precisamos do apoio de todos para combater o mosquito e as doenças transmitidas por ele”, pontuou o Chefe de Divisão do Controle de Endemias da Sesma, David Aurélio. “Os moradores da área estão aceitando muito bem as nossas orientações, percebemos o interesse de todos. Nossas ações são rotineiras e vamos intensificar cada vez mais”, completou David.

Na opinião da dona de casa, Sônia Cunha, o mutirão é bastante necessário. “A população precisar ser orientada sempre, pois muitas pessoas não conseguem perceber os perigos que corremos e não tomam os devidos cuidados dentro de casa, colocando em risco a própria saúde e de quem mora perto”.

Ainda como parte da ação, desde a última quinta feira, 18, equipes da secretaria municipal de Saneamento ( Sesan) trabalham na limpeza do terreno do antigo curtume Santo Antônio, que faz parte dos cerca de 600 pontos de despejo irregular de lixo e entulho identificados pela Prefeitura de Belém.

“Junto com o Governo, promovemos um mutirão de requalificação do espaço, mantendo limpo junto com a população. Aqui era um lixão a céu aberto, com muitos focos de mosquito, ocasionando riscos para os moradores. Esse espaço pertence à comunidade para que possam acompanhar os serviços de limpeza e evitar que ocorra o despejo irregular de lixo. A expectativa é reduzir o número de doenças. Além de ter um espaço para uso da população, como um campo de futebol para as crianças e jovens. Os serviços ainda vão continuar durante a semana”, pontuou o titular da Sesan, Kleber Ramos.

“Agora o terreno ficou melhor, sem o monte de lixo que tinha e com certeza gerando mais qualidade de vida e saúde. Os moradores do bairro merecem, só precisamos conscientizar a todos para que ninguém mais jogue lixo aqui, vamos ficar de olho”, comentou o comerciante Francisco Souza.

A população pode denunciar o despejo irregular de lixo e entulho e solicitar serviços pela Central Disque Sesan, no número 156.

Texto: Priscylla Gester