Um espetáculo teatral diferente, com protagonistas que não estão acostumados a esse papel. Assim foi a peça “Um Natal na rua de Belém” protagonizada por pessoas em situação de rua e encenada na orla de Icoaraci, na noite desta terça-feira, 22. O auto de natal foi promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Governo do Estado.
“Parabenizo a prefeitura de Belém, pois é uma oportunidade de ajudar essas pessoas que vivem em situação de rua. Ouvi o anúncio na rádio e vim conferir de perto a apresentação. Todos estão de parabéns”, disse Dayse Bento, 42 anos, que assistiu à peça acompanhada do esposo.
Faltando poucos dias para as comemorações do Natal, centenas de pessoas prestigiaram a peça dirigida por Paulo Fonseca e Inaiá de Paula. O espetáculo reuniu 40 pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do CAPS de Icoaraci, além de equipe técnica e figurantes. Nos diálogos construídos a partir de um roteiro compartilhado entre o diretor e o grupo, o público pôde conferir de perto as cenas bíblicas sobre o nascimento de Jesus.
“Eu só tenho a agradecer ao Centro Pop pela oportunidade, antes eu não era visto, não tinha documento, vivia alcoolizado, hoje me sinto diferente e mais animado. É a primeira vez que participo de uma peça de Natal, me senti um ator de verdade”, contou Jesáias Rosário, de 36 anos, que frequenta o Centro Pop há um ano.
A encenação faz parte das atividades desenvolvidas no Centro e da programação do Natal na Rede, que visam promover a participação efetiva dos atendidos pelo projeto. “O melhor de tudo é poder contar com o apoio das igrejas, comunidades, voluntários e, claro, poder público, principalmente por acreditarem no resultado do trabalho”, ressaltou a coordenadora do Centro Pop e assistente social, Iacirema Bahia.
Para o agente distrital de Icoaraci (Adic), Armando Tavares, a participação do público foi fundamental. “Essa apresentação é o reflexo de um trabalho integrado, é muito bom ver o público prestigiando”, declarou.
Texto: Márcia Moraes