A Guarda Municipal de Belém, em parceria com o Laboratório Clínico Sabin, realizou na manhã desta quarta-feira, 18, a ação “Outubro Rosa & Novembro Azul/GMB”, que conscientiza sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata e câncer de mama.

Com o tema “Na mão dupla contra o câncer. Nossa parceria é a prevenção!”, as atividades iniciaram com apresentações de vídeos educativos sobre os cuidados e riscos das doenças. A programação teve, ainda, uma palestra sobre o tema ministrada pela médica Priscila Braga. Além dos vídeos e das palestras educativas, os participantes puderam verificar a pressão arterial e fazer testes de hepatite B e C.

Para o Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, Fernando Queiroz, a iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade aos cuidados e prevenções do câncer, mostrando a importância do diagnóstico precoce. “Entendemos que nossos quase 1200 agentes de segurança não têm tempo de buscar atendimento preventivo. Por esse motivo, decidimos trazer esses serviços até eles, racionalizando o tempo e oferecendo um melhor atendimento para a melhoria contínua de saúde de toda a corporação”, afirmou o comandante.

O inspetor Sérgio Pastana foi um dos agentes da Guarda Municipal que participou da ação e considerou o evento positivo. “Acho muito importante essas atividades para nossa conscientização, porque além de agentes de segurança, somos também agentes comunitários. Com o aprendizado recebido, podemos repassá-lo à comunidade”.

O câncer é a segunda maior causa de morte por doença no Brasil com mais de 500 mil novos casos por ano. O tipo mais comum entre os homens é o de próstata, que aparece em segundo lugar. Em valores absolutos, é o sexto colocado nas ocorrências entre homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Já o câncer de mama é mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Ele também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total.

Texto: Clayton Santos