Diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e do Governo do Estado realizaram, na tarde desta quinta feira, 15, no Conjunto Maguari, bairro Coqueiro, mais um Fórum Comunitário de Segurança Pública. O objetivo foi discutir com a comunidade questões de segurança pública e buscar melhorias para as áreas de risco.
Durante o encontro, os moradores do conjunto tiveram a oportunidade de discutir com os gestores públicos os principais problemas que afligem a população que vive naquela região. “A segurança pública não pode ser considerada um processo singular. A sociedade civil precisa colaborar. Somente com essa parceria que iremos encontrar as soluções e melhorias para a comunidade”, ressaltou o líder do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), José Maria Ferreira da Silva.
A secretária executiva do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), Martha Falcoski, reiterou a importância da participação ativa da população para o êxito das operações realizadas pelos órgãos.
“A nossa proposta é escutar a comunidade porque, sem ela, as ações integradas não obteriam sucesso. O processo de segurança pública não se refere apenas à Polícia Militar ou Civil, envolve, dentre muitos fatores, um trabalho árduo de todos os órgãos que estão aqui. O principal objetivo do fórum é aproximar a população das esferas de segurança para que elas possam fazer parte de todo o processo”, explicou Martha.
A delegada e diretora de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (Diprev), Silvia Rêgo, falou sobre a necessidade da população denunciar toda e qualquer atividade suspeita na comunidade.
“A comunidade é nossa parceira no combate ao crime, é por meio das denúncias que a polícia consegue chegar ao criminoso. Trabalhamos com a repressão e com a prevenção da criminalidade. É importante ressaltar também que quem entra em contato com o disque-denúncia não precisa se identificar, tendo assim sua identidade preservada'', afirmou a delegada.
O Fórum Comunitário de Segurança Pública foi realizado na Alameda 16, próximo à Avenida principal, na Casa de Recepções R2 Buffet e Eventos, Nº 69, no Conjunto Maguari.
Texto: Roberta Gelak