Durante todo o mês de outubro as Unidades Municipais de Saúde estarão realizando o Dia D em unidades estratégicas intensificando em uma programação especial do Outubro Rosa, os serviços e ações de prevenção e combate ao câncer de mama. Desde às 7h da manhã desta terça-feira,06, a UMS da Sacramenta iniciou o Dia D com uma programação extensa que será levada até às 22h.

Além de palestras, são realizados atendimentos às mulheres em horários diferenciados, sendo disponibilizados exames preventivos do câncer de colo do útero, exame clínico das mamas, avaliação nutricional e atividades educativas sobre Alimentação Saudável.

A estudante Taymari Leão, 18, chegou bem cedo à unidade para fazer o primeiro preventivo. “Faço quase todos os meus exames aqui na unidade. O ginecologista daqui me solicitou e hoje vim fazer”, conta Taymari.

A dona de casa Valdenice Cavalcante, 45, chegou à unidade para uma consulta de rotina, quando se deparou com a palestra sobre ‘Cuidados com o Corpo’, da ginecologista Carmem Leal. Veldenice disse que se surpreendeu com as orientações da especialista. “Nós mulheres temos a obrigação de cuidar do nosso corpo. Lembrar que não basta apenas realizar os exames de rotina, mas cuidar da alimentação, cuidar do nosso sono, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e até mesmo do cigarro que prejudica a nossa saúde”, pontuou a dona de casa.

A ginecologista Carmem alertou sobre cuidados diários com o corpo da mulher. “Frisamos sobre a alimentação saudável, sobre o autoexame, sobre os médicos que existem na rede municipal e que elas devem sim procurar. Essas ações pontuais são muito importantes para lembrar à mulher que ela precisa se cuidar”, declarou.

A gerente da unidade destacou os serviços que serão intensificados ainda hoje. “Vamos ter ainda estandes sobre alimentação saudável, avaliação nutricional, oficina de atividade manual, coleta de PCCU, verificação de Pressão Arterial, glicemia, peso e altura, além das consultas com ginecologista”.

O titular da secretaria de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, convidou a comunidade a aproveitar a intensificação de serviços e o horário especial de atendimentos. “Nos preocupamos principalmente com as mulheres que trabalham o dia inteiro e não comparecem nas unidades para realizarem as consultas e exames específicos no dia a dia", ressaltou o Secretário.

Durante todo o mês no Dia D o atendimento vai até às 22h na UMS do Jurunas (08/10), USF Maracajá (15/10), UMS Cotijuba, (20/10), UMS Providência (22/10), UMS Tapanã (27/10) e UMS Icoaraci (29/10).

Texto: Kezia Carvalho