Desde esta sexta-feira, 03, as empresas que realizam os serviços de esgotamento sanitário em Belém e que estão cadastradas na Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) têm um novo destino para o despejo de resíduos. Todo o material coletado deve, a partir de agora, ser levado para a Estação de Tratamento do Una (ETI UNA), da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), localizado na Rodovia Arthur Bernardes, próximo ao Canal do Una.

A decisão foi tomada após uma reunião realizada entre representantes da Sesan, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb) e a classe empresarial. Durante a reunião, foi assinado um acordo em que as empresas se comprometem a não despejar mais resíduos no lixão do Aurá, sob o risco de serem multadas ou terem os alvarás de funcionamento cassados pela prefeitura.

A reunião foi intermediada pelo diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan (Dres), Kleber Ramos, que destacou a importância da realização do novo sistema. “Há mais de 10 anos o despejo deste tipo de material vinha sendo feito de forma inadequada no lixão do Aurá. Agora, encontramos uma solução definitiva, pacífica, onde todos saíram satisfeitos e com segurança judicial”, considerou.

A iniciativa surpreendeu o empresário José Ribeiro Junior, que não acreditava que o problema seria resolvido com diálogo e de forma transparente. “Trabalho há anos com os serviços de esgotamento sanitário e esta foi a única gestão que se mostrou disposta a dar uma solução para a nossa situação. Estávamos desiludidos e nos surpreendemos positivamente”, enfatizou.

Texto: Tatiane Freitas