Projetos de assistência social desenvolvidos pela Prefeitura de Belém se destacaram nacionalmente e estão entre os finalistas do Prêmio Boas Práticas de Gestão/Congemas 2015, que ocorre de 28 a 30 de abril, durante o XVII Encontro Nacional do Congemas, em Fortaleza, Ceará. O concurso serve como instrumento para identificar e disseminar práticas bem sucedidas que contribuam para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Os projetos selecionados na capital paraense foram “O trabalho com famílias no lixão do Aurá” e “O olhar atento da vigilância socioassistencial do território”, que identificaram a realidade de famílias em situação de risco social e realizaram intervenções para promover a melhoria da qualidade de vida dos atendidos.
Em 2014, o trabalho desenvolvido com a população em situação de rua pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), foi reconhecido como destaque nacional e recebeu o prêmio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social pela boa prática.
Tonya Pinheiro, presidente da Funpapa, comemora a indicação ao prêmio e reafirma o compromisso da Prefeitura de Belém em difundir o trabalho realizado pela assistência social. “O reconhecimento reforça o trabalho que estamos desenvolvendo e que não pode parar. É preciso apontar novos rumos para a política de assistência social. Os dois projetos que vamos levar para Fortaleza mostram ações de apoio e proteção à população para garantir direitos, enfrentar a pobreza e proteger as pessoas mais vulneráveis”, pontua.
Texto: Denise Soares