O bairro Guamá, em Belém, recebeu nesta quinta-feira, 26, uma ação de atendimento à comunidade oferecida pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). O evento teve início às 8h seguindo até às 13h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Passagem Sururina, nº 268, entre 25 de junho e Ezequiel Mônico de Matos. Os moradores participam de atividades diversas, com atendimentos, emissão de documentos e acesso a rede de serviços socioassistenciais do município.
“Nosso objetivo é oferecer à população direitos básicos que o poder público deve garantir. As atividades acontecem nos Cras porque esse equipamento social assume um papel no território como o grande articulador das políticas públicas. Ações como essas agregam saúde, educação e assistência à comunidade”, comentou Keila Araújo, coordenadora da Proteção Social Básica da Funpapa.
A dona de casa Juliete Santos, 20, aproveitou a oportunidade para retirar dois documentos, carteira de trabalho e a certidão de nascimento do filho. “Geralmente a gente enfrenta fila para conseguir esses documentos. Aproveitei a oportunidade porque moro perto e ficou mais cômodo pra mim”, disse.
A ação ofereceu ainda atualização cadastral no Programa Bolsa Família, emissão de carteira de trabalho e certidão de nascimento, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), orientação dos serviços do Programa Pro Paz no bairro do Guamá, além de corte de cabelo e outros serviços de beleza. Instituições como, Defensoria Pública, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foram as parceiras nessas atividades.
Sobre o projeto – A ação de atendimento à comunidade organizada pela Funpapa será realizada todos os meses ao longo do ano de 2015 nos doze Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Belém e distritos. Os Cras são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Texto: Denise Soares