Após um trabalho de vistoria, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), detectou a necessidade de retirar uma árvore que apresentava risco e de podar, de forma drástica, uma outra árvore no mesmo perímetro da travessa Padre Eutíquio, entre Arcipreste Manoel Teodoro e Veiga Cabral, no bairro da Campina. As árvores são da espécie Oitizeiro.

O serviço foi realizado neste domingo, 15. A ação contou com as equipes do setor operacional e de engenheiros agrônomos e florestais da Semma.

O oitizeiro retirado tinha mais de 20 metros de altura. “Durante a vistoria foi detectada a inadequação do sistema radicular, ou seja a raiz, em relação à construção urbana. Essa raiz estava muito exposta, além de estar invadindo os imóveis próximos. Por esse motivo está sendo retirado”, detalha o engenheiro agrônomo Bruno Quadros.

Para garantir a arborização da cidade, uma nova árvore será plantada no local. “A ideia é plantar uma nova árvore no local, porém, que não vá trazer problemas. Nós vamos analisar de acordo com o Manual Técnico de Arborização Urbana de Belém e identificar qual a espécie mais adequada. Teremos que ver o tamanho da calçada, a distância para a esquina, do poste. Acredito que será uma árvore de pequeno porte”, completa o engenheiro agrônomo.

Durante a ação também foi feita a poda drástica de um outro oitizeiro que estava ao lado. “A poda drástica é quando precisamos cortar bastante o vegetal. A população não precisa se espantar, pois o trabalho está sendo acompanhado por uma equipe técnica. Em cerca de seis meses começará a nascer novas folhas. Em menos de dois anos, essa árvore já estará novamente com suas folhas”, explica Cosme Farias, engenheiro florestal da Semma.

“A copa dessa árvore estava totalmente desiquilibrada, podendo tombar para a rua. O vegetal cresceu desconforme, devido as sucessivas podas irregulares feitas. Basta olhar para verificar que ele está inclinado para o meio da rua. Então estamos fazendo essa poda drástica que é para dar conformidade ao vegetal e assim ela possa crescer saudável e de forma correta”, completa Cosme.

Para que a ação pudesse ser realizada com segurança foi necessário fazer o desligamento de energia e interdição de uma faixa da via. A operação teve o apoio da Celpa e dos agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que estiveram orientando o trânsito na área.

No sábado, 14, as árvores da Praça Dom Pedro II e Praça Felipe Patroni também passaram por manutenção. O trabalho tem como objetivo garantir cuidados preventivos, como retirada de ervas-de-passarinho e podas de levantamento e de rebaixamento, para evitar riscos de queda.

Texto: Ana Paula Azevedo