O Carnaval chegou e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) acompanha o ritmo da folia de olho nos brincantes em todos os balneários de Belém. Neste domingo, 15, foi o dia de Mosqueiro receber uma equipe reforçada da Referencia Técnica de DST/Aids e Hepatite Viral do Núcleo de Promoção à Saúde (Nups) com o principal objetivo de oferecer à população que vai às praias, insumos de prevenção e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
De acordo com o coordenador da referencia técnica DST/Aids, Roberto Paes, esse é um período em que as pessoas fazem consumo exagerado de bebida alcoólica, e o álcool provoca vulnerabilidade, resultando no não uso do preservativo. “A pessoa quando bebe, perde um pouco essa responsabilidade que ela tem que ter com a sua própria saúde, e aí acaba praticando sexo sem camisinha. Estamos aqui para lembrar os foliões que já estão ali na folia de que é necessário se prevenir, porque os índices de HIV e de outras DSTs como a sífilis e hepatites virais têm crescido bastante na nossa cidade e a gente tem que fazer esse combate também neste momento, que é propicio, onde as pessoas estão no ápice do Carnaval”, alertou o coordenador.
Estão sendo disponibilizados no período do carnaval, tanto em Mosqueiro quanto em Outeiro e Cotijuba, cerca de 400 mil preservativos. “Este ano nos dobramos a distribuição. Ano passado distribuímos 200 mil, e este ano estamos distribuindo o total de 400 mil preservativos para que os nossos foliões tenham à disposição, e se pensarem em fazer sexo nesse período, que façam com camisinha”, frisou.
A dona de casa, Ana da Conceição, 54, está na Bucólica para passar o feriadão com a família. Ela sabe da importância de orientar os filhos também nesta época do ano. “Peguei vários preservativos aqui para distribuir lá em casa. A gente sabe como os jovens muitas vezes não pensam nem duas vezes na hora do sexo. Neste caso, é sempre melhor prevenir do que remediar”, avalia.
Na tarde de domingo, a ação passou pelas praias de Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro e será assim até a terça-feira gorda de carnaval. De acordo com o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, os esforços neste carnaval estão sendo para levar a conscientização aos foliões de que diversão e saúde têm que estar sempre juntas. “A Aids não tem cara, e infelizmente também não tem cura, então é importante sempre alertar a população sobre os riscos. Em 2014 surgiram mais mil novos casos de pessoas com Aids, e essa situação nos preocupa, por isso reforçamos e duplicamos as ações neste período do ano”, pontuou o secretário.
Texto: Kezia Carvalho