Em ação realizada pela Prefeitura de Belém neste sábado, 24, várias árvores do conjunto Cohab-Gleba I, no bairro da Nova Marambaia, receberam serviços de manutenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Durante o trabalho, uma árvore da espécie fícus foi retirada. A manutenção aconteceu Travessa SN 6, entre a Rua da Marinha e WE-2.

O trabalho de manutenção tem como objetivo garantir cuidados preventivos, como retirada de ervas-de-passarinho, poda de levantamento e de rebaixamento, para evitar riscos de queda das árvores.

“As árvores dessa rua estavam altas e precisam ser rebaixadas, diminuindo o peso e evitando assim risco de queda. A equipe técnica da Semma também identificou uma árvore da espécie fícus, que é proibida por Lei, e ela estava muito grande, por esse motivo retiramos o vegetal”, explicou a engenheira agrônoma da Semma, Rosicleia Sales.

As árvores da espécie “Ficus benjamina", têm o plantio proibido de acordo com a Lei Nº 8909, de 29 de março de 2012. A espécie é inadequada para a arborização urbana devido à baixa resistência a ventos fortes e também porque as raízes dessa espécie provocam danos às calçadas, tubulações e construções.

Os moradores aprovaram a ação preventiva. “Eu estava com medo dessas árvores caírem com as fortes chuvas, pois elas estavam muito altas. Sempre que estava chovendo eu evitava passar por essa rua com medo delas caírem. Agora estou tranquila”, disse a dona de casa Maria Raimunda Souza, moradora do bairro.

A ação contou com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Serviço regular

A Semma realiza diariamente a manutenção das árvores de Belém. Em 2014 a Secretaria realizou uma operação especial aos finais de semana, com a intensificação dos serviços de poda e retirada de ervas-de-passarinho. De janeiro a novembro de 2014, mais de 6.500 árvores foram podadas em Belém.

Os técnicos da Semma também realizam vistorias (feitas pelos engenheiros agrônomos e florestais) para detectar as árvores que necessitam de manutenção. A população pode denunciar crimes ambientais ou solicitar poda e vistoria de árvores, na sede da Semma, que fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078, ou através do emailmeioambientepmb@gmail.com. Mais informações pelo telefone 3242-0090.

Texto: Ana Paula Azevedo