Alunos, professores e funcionários da escola municipal Helder Fialho Dias, no bairro de Brasília, distrito de Outeiro, participaram nesta quarta-feira, 17, da programação organizada especialmente para estreitar a relação entre comunidade escolar e a Guarda Municipal de Belém (GMB) por meio do projeto "Guarda Amigo da Escola".

A programação começou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal de Belém, que fez todo mundo dançar ao som de vários ritmos, inclusive o nosso carimbó, na quadra da escola.

O Grupamento de Ações Táticas (Atac), prendeu a atenção de todos com a exibição dos cães que integram a equipe. A aluna Sara do Rosário, de 8 anos, se surpreendeu com a obediência dos cães do grupamento. “No início fiquei com medo de cães tão grandes, mas depois de toda a apresentação até tirei fotos do lado deles”, revelou a aluna.

A diretora Roseli Ramos, ficou agradecida por sua escola ter sido incluída no roteiro do projeto. “Fiquei muito feliz com a vinda da Guarda Municipal de Belém à nossa escola. Os alunos tiveram um momento de descontração unido a muito aprendizado. Desta forma podemos implantar a cultura da paz nestes bairros onde a violência predomina”, declarou.

O comandante da Guarda Municipal de Belém, Carlos Augusto Machado, afirma que o projeto é uma das prioridades da corporação. “Com o projeto podemos apresentar a Guarda para a comunidade, como um braço amigo, buscando a parceria para minimizar os problemas de violência, agindo não só de forma preventiva, mas repressiva quando necessária”, afirmou.

O Inspetor Geral da GMB destaca que no município existem 153 escolas e a GMB se faz presente na garantia da segurança pública em 52 delas. “A nossa intenção é implantar o projeto ‘Guarda Amigo da Escola’ inicialmente nas escolas atendidas pelo projeto, para depois atendermos às demais escolas”,completou.

.

Texto: Camila Sousa