Moradores do bairro do Curió,em Belém, receberam orientações no “Dia D” sobre dengue e a possível chegada da febre chikungunya à capital. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) nesta sexta-feira,12, na praça central do bairro e contou com dinâmicas, ações lúdicas com peças teatrais, distribuição de material educativo e serviços de saúde.

Diversas equipes dos distritos administrativos do município participaram da ação com dinâmicas para orientar e mobilizar a população na prevenção de dengue e chikungunya e outras doenças, como febre tifóide, sarampo, malária, leptospirose e doença de chagas, cujas ocorrências aumentam no período chuvoso. Ao lado, na UMS Curió, também acontecia a vacinação da campanha nacional contra poliomielite e sarampo.

O foco da ação foi a prevenção através de orientações com informações úteis sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e da febre chikungunya, esta ainda sem casos originados em Belém.

Vidêncio Pinheiro Alves, 59 anos, morador do bairro há 52 anos, conta que já toma os devidos cuidados em casa contra o mosquito da dengue, por isso ainda não houve casos da doença na família, e agora terá atenção redobrada com a possível chegada da chikungunya. “Eu desconhecia essa nova doença, estou sabendo agora com essa ação, e a partir das orientações aqui vou tomar mais cuidado para também não ter casos dela em casa”, disse o morador.

Com a campanha “Dengue e Chikungunya. O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, a Sesma trabalha na prevenção das duas doenças, com a capacitação de profissionais de saúde da rede básica municipal, a fim de sensibilizá-los para a suspeição de casos.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), Orliuda Bezerra, ressalta a importância da contribuição da população. “O ‘Dia D’ com todos os distritos administrativos, levando para a comunidade informações através de dinâmicas, permite que os moradores nos ajudem informando casos suspeitos como também focos de mosquitos. Essa contribuição é valiosa para o trabalho desenvolvido”, ressalta a diretora.

Cronograma – “Dia D”

19/12/2014 15h às 21h Praça Batista Campos

20/12/2014 15h às 21h Praça da Matriz – Mosqueiro

09/01/2015 8h às 13h Estacionamento da Praia Grande – Outeiro

24/01/2015 8h às 13h Aldeia Cabana

30/01/2015 8h às 13h Em frente a Agência Distrital de Icoaraci – ADIC

07/02/2015 8h às 13h Complexo do Jurunas

Texto: Paula Barbosa