Equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) identificaram na manhã desta segunda-feira, 08, os responsáveis pelo descarte irregular de aproximadamente 500 quilos de panfletos de campanha política na Av. Bernardo Sayão, esquina com Roberto Camelier, Condor. No início da manhã, pouco tempo depois do problema ter sido identificado, moradores atearam fogo no material, colocando em risco a fiação elétrica e a estrutura de um poste de iluminação pública. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo.

De acordo com o levantamento feito pela fiscalização da Sesan, o material estava guardado em um prédio alugado para um comitê de campanha. A nova locatária do prédio teria, então, contratado um carroceiro na noite do domingo (07) para efetuar o descarte do material na via pública. Procurados pela fiscalização da Sesan, nem o proprietário do imóvel, nem a locatária assumiram a responsabilidade pelo descarte indevido.

A chefe de fiscalização da Sesan, Elvira Pinheiro, informou que o carroceiro contratado não foi localizado para esclarecer quem, de fato, contratou o serviço. “Com o impasse, aplicamos duas multas no valor de R$ 610 para o proprietário e para a locatária do imóvel, já que foi praticado um crime ambiental”, esclareceu.

Como material foi queimado, não será possível o reaproveitamento. “Colocamos a disposição da população o número 156 para qualquer tipo de denúncia e solicitação de serviços. Inclusive se a central da Sesan tivesse sido acionada, nós teríamos recolhido gratuitamente este material e encaminhado para associações de reciclagem”, ressalta Elvira, considerando que todo o papel teria sido convertido em renda para os catadores de recicláveis.

O Disque Sesan 156 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. Sábados e feriados das 8h às 14h.

Texto: Lauro Lima