Cerca de 100 homens da Guarda Municipal de Belém participaram de uma programação especial nesta quarta-feira, 26, na sede da corporação em alusão à campanha Novembro Azul, que alerta para os riscos do câncer de próstata. Ao longo da manhã, os participantes conferiram palestras educativas e puderam agendar consultas com médicos urologistas do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb) e para realização de exames.

O Dr. Marcelo Obrain, do laboratório Sabin, falou sobre o câncer de pênis e câncer de próstata durante sua palestra, que ocorrem com mais frequência em homens com mais de 50 anos. Ele também explicou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças, garantindo maior chance de cura.

De acordo com dados de estudos epidemiológicos, o câncer de próstata é o tumor mais comum em homens e o segundo mais comuns entre os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele. Estima-se que 60.180 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em 2012, segundo o Inca. Estima-se que cerca de 400 mil homens entre 50 e 75 anos no país possuam a doença, mas ainda não sabem.

Para o comandante da Guarda Municipal de Belém, Inspetor Carlos Machado, “muitas vezes o que falta é a informação, e contribuir de forma positiva para que as doenças sejam evitadas , levando ações que sensibilizem, e demonstrem ao efetivo a importância de procurar um especialista para prevenir as doenças, é fundamental”, afirmou Machado.

Saúde

O diabetes é outra doença que merece atenção e que também foi destaque na programação da GMB. A presidente da Associação de Pessoas Portadoras de Diabetes, da Casa do Diabético, Rubilar Neves, apresentou informações e tirou dúvidas sobre o tema.

Uma equipe do Ipamb estava presente aferindo a pressão arterial e realizando medição de glicemia. O Núcleo do Trabalhador da GMB aproveitou para agendar consultas com urologistas, exames de Hepatite B e C, Sífilis e HIV. A Dra. Amanda Carvalho fez avaliação nutricional dos Guardas.

Texto: Lucelia Fernandes