Desde o início da manhã desta terça-feira, 11, equipes da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) permanecem no local onde um incêndio teve início há cinco dias, no bairro do Tapanã. O objetivo do trabalho é dar suporte, em diversos aspectos, às famílias atingidas pelo sinistro. As causas do incêndio estão sendo apuradas pelo Corpo de Bombeiros.
As atividades da manhã desta terça-feira se concentraram no uso de máquinas para revirar o lixo e entulhos da área, que acumula grande quantidade de madeira, plástico, papel e pneus. Foram utilizadas duas pás mecânicas e uma retroescavadeira da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) neste trabalho, além de seis carros-pipa que auxiliaram o Corpo de Bombeiros no controle da fumaça, já extinta.
“Com o auxilio das máquinas e a mobilização de diversos órgãos municipais foi possível fazer um trabalho eficiente e o incêndio está controlado”, ressaltou o coronel Hilberto Figueiredo, do Corpo de Bombeiros.
Ação integrada – A mobilização da PMB, através do programa Ama Belém, integrou equipes da Sesan, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Defesa Civil Municipal. Pelo Estado, os órgãos envolvidos foram o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e a Polícia Militar.
De acordo com o secretário municipal de Saneamento, Luiz Otávio Pereira, “A ação integrada envolveu não somente a extinção dos focos de incêndio, mas também a garantia de todo o suporte aos moradores, assegurando, inclusive, que o terreno, privado, não seja mais utilizado indevidamente, para que situações como esta não voltem a acontecer e a trazer prejuízos à população e ao meio ambiente”.
A equipe da Semma fez uma avaliação do terreno e dos tipos de resíduos que estavam sendo descartados. O órgão vai notificar o proprietário da área, que deve prestar esclarecimentos sobre o uso do local como lixão irregular, no prazo de 24 horas.
“A situação evidencia claramente um dano ambiental e isto será enquadrado como crime. Vamos instruir um relatório de vistoria e a empresa proprietária da área será responsabilizada através de um processo administrativo punitivo que será instaurado”, informou a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes.
A Sesma esteve no local realizando um levantamento da situação de saúde das pessoas que moram próximas ao lixão e que estão sofrendo consequências por inalar a fumaça provocada pelo incêndio. Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) atenderam e avaliaram a situação de cada morador.
Os casos de menor gravidade foram encaminhados à Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Tapanã, que possui serviço de urgência e emergência. Já os casos que necessitaram de atendimento especializado foram encaminhados pelo Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu-192) aos hospitais municipais.
A moradora Raquel Oliveira foi uma das pessoas que receberam o pronto atendimento da Sesma. “Vieram médicos aqui, com ambulâncias, e fomos encaminhados ao posto de saúde. Fizemos aerossol, verificaram temperatura e pressão. Graças a Deus, a equipe nos deu todo o apoio necessário”, explicou.
Uma equipe da Funpapa também esteve na área para fazer um levantamento socioeconômico das famílias atingidas, com o objetivo de identificar as principais necessidades dos moradores. As Defesas Civis do Município e do Estado atuaram juntas no monitoramento da ação, dando apoio aos órgãos envolvidos, encaminhando os moradores ao posto de saúde e na identificação das necessidades da população do entorno neste momento.
Texto: Lilianne Villacorta