Identificados com o laço rosa característico da campanha, os funcionários do Ver-o-Sol aderiram ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização e combate ao câncer de mama. Na capital, as ações são encabeçadas pela a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A campanha foi criada em 1997, nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular a população, empresas e entidades a participar de uma ação abrangente focada na prevenção pelo diagnóstico precoce da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama ainda é a segunda principal causa de morte entre as mulheres. Em 2011, a doença fez 13.225 vítimas em todo o Brasil. Esses números refletem exatamente a ausência de um diagnóstico precoce e resultam em taxas de mortalidade ainda elevadas.

Um dos equívocos mais comuns com relação à doença está em atribuir a ocorrência exclusivamente às mulheres. Cerca de 0,8% da população do sexo masculino também sofre com o câncer de mama. Dados do Inca apontam para uma faixa de 120 homens afetados, só em 2011.

“É importante que todo mundo esteja envolvido. Precisamos fazer a nossa parte no que diz respeito à prevenção, afinal essa é uma doença muito agressiva e pode vitimar qualquer uma de nós. Eu entendo a urgência disso e faço os meus exames periodicamente, mas existem mulheres que não se preocupam com isso. Daí a importância de dar a nossa contribuição para a conscientização de um número cada vez maior de pessoas”, afirmou a coordenadora de capacitação do Fundo Ver-o-Sol, Cristina Matos.

A campanha já vem dando resultado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012 houve um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos –, na comparação com o ano de 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ísis Margalho