A Secretaria Municipal de Economia (Secon) iniciou nesta segunda-feira, 06, a distribuição de 376 contêineres para todos os logradouros públicos da capital. A montagem e entrega dos equipamentos contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que destinou 215 desses contentores, com capacidade para 240 litros, às feiras e mercados municipais. Outros 161, com capacidade para 700 litros, chegarão ao longo da semana e também deverão receber os resíduos gerados nesses locais.
A instalação dos contêineres tem como objetivo controlar o volume de lixo produzido nas feiras de Belém, para que esse material não fique exposto e facilite a coleta diária realizada pela Prefeitura. Além disso, a estrutura, com tampa, evita a proliferação de ratos, insetos e animais que acabam por espalham os resíduos nas vias públicas.
“A Secon e a Sesan atuam continuamente para oferecer aos permissionários das feiras e mercados municipais melhores condições de trabalho, o que inclui a limpeza desses espaços”, destaca o titular da Secon, Marco Aurélio Lima do Nascimento. A parceria entre os dois órgãos inclui um trabalho de conscientização desses profissionais sobre o uso e manutenção dos contêineres.
"Junto com os contentores será entregue um folheto com orientações aos permissionários sobre a utilização e os cuidados com esses recipientes, já que isso será de responsabilidade dos feirantes", ressalta o secretário municipal de Saneamento, Luiz Otávio Mota Pereira, conclamando a população a fazer a sua parte. "O apoio da população é fundamental nesse processo de renovação dos depósitos de lixo, uma vez que esse é um patrimônio público e, como tal, deve ser zelado por todos”.
Texto: Roberta Corrêa