Até o dia 3 de outubro, o Fundo Ver-o-Sol promove um ciclo de palestras sobre a saúde e os direitos dos idosos no Restaurante Popular. A iniciativa faz parte da programação da “Semana do Idoso”, organizada pela Prefeitura de Belém. Hipertensão, diabetes, saúde bucal e Estatuto do Idoso são alguns dos temas que serão abordados. As palestras ocorrerão de 10h as 11h, no próprio Restaurante.

Dados do setor de Capacitação e Monitoramento do Fundo Ver-o-Sol, entidade que administra o Restaurante Popular, apontam que 19% dos frequentadores são maiores de 60 anos. Por isso, a instituição disponibiliza uma alimentação balanceada, com baixo valor calórico e alto teor nutricional capaz de atender às demandas nutricionais de todas as faixas etárias.

Para o mordomo aposentado Pedro Barbosa, de 87 anos, o Restaurante Popular é garantia de uma saúde equilibrada. “Eu venho todos os dias almoçar aqui no Restaurante, porque eu me sinto bem com o cardápio servido aqui. Sempre que almoço em outro lugar acabo tendo algum problema porque tenho a pressão um pouco alta e nem todos os lugares que servem refeições tem a preocupação de dosar o sal da comida”, conta.

Já para a aposentada Rural Josefa do Nascimento, de 73 anos, a alimentação e as orientações sobre a saúde do idoso são fundamentais. “Eu não sabia que a hipertensão era hereditária. Tudo que eles falaram eu sinto e já controlo a minha pressão arterial há três anos”, comenta.

Nesta terça-feira, 30, uma equipe do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Pará (Cesupa) apresentou a palestra “Hipertensão Arterial: Conhecer para prevenir”. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também levou uma equipe para fazer a verificação da pressão arterial.

“O nosso trabalho no Restaurante Popular vai muito além de disponibilizar refeições a preços acessíveis. Nós nos preocupamos com a saúde e o bem-estar das pessoas. Nossa meta é prestar esses esclarecimentos periodicamente”, explica a nutricionista do Restaurante Popular, Katiane Quaresma.

A Defensoria Pública do Estado levou a palestra sobre “Os direitos dos idosos e os deveres da sociedade”, em que o defensor público Johny Giffoni destacou a importância de valorizar o público da Melhor Idade. “Hoje, temos alguns valores invertidos em relação aos nossos idosos. O que no passado era sabedoria e experiência, agora perdeu importância. Precisamos valorizá-los por tudo que eles representam, por tudo que eles já nos deram e, sobretudo, porque esse é o nosso futuro”, ressaltou Giffoni.

Programação:
30/09 – Palestra: “Hipertensão Arterial: Conhecer para prevenir” – Cesupa;
30/09 – Verificação de Pressão Arterial – Sesma
01/10 – Palestra: “Alimentação para Hipertensos” – Cesupa
02/10 – Palestra: “Medicamentos utilizados no controle da Diabetes, Hipertensão e Hipercolesterolemia” – Cesupa
03/10 – Palestra: “Como promover a saúde bucal na melhor idade” – Cesupa

Serviço: Restaurante Popular fica na Trav. Gaspar Viana, esquina com a Av. Assis de Vasconcelos.

Texto: Ísis Margalho