A Secretaria Municipal de Economia (Secon) já articulou todas as ações para fiscalizar a atuação dos vendedores informais durante as festividades do Círio 2014. Conforme as definições estabelecidas pela Secon, em parceria com a Diretoria da Festa, o órgão municipal de Economia dará apoio na romaria fluvial, moto-romaria, Trasladação e na grande procissão de domingo.

Entre as ações estabelecidas e que já estão sendo repassadas aos ambulantes está a determinação de que o comércio ambulante seja exercido apenas nas ruas transversais aos corredores da procissão e que sejam utilizados somente equipamentos móveis, leves e de fácil remoção, garantindo a rápida desocupação das vias para que fiéis, voluntários da Cruz Vermelha e agentes de órgãos de segurança pública possam se deslocar sem problemas.

Quanto ao tipo de produtos comercializados, não será permitida venda de comidas que utilizem a queima de combustível no local e nem a venda bebidas alcoólicas, de modo a garantir a segurança dos romeiros.

“Publicidades irregulares – como placas, postes, cavaletes e outros materiais que estejam atrapalhando o fluxo das pessoas durante as procissões – também serão verificadas pelos fiscais da Secon”, explica o diretor de Comércio, Publicidade e Vias Públicas da Secon, Antonio Carlos Tavares.

O Complexo do Ver-o-Peso e toda a área do entorno também receberá o apoio da Secon. Ao todo, seis postos de fiscalização serão instalados nos pontos de maior movimentação, que incluem a Escadinha do Porto, Solar da Beira, Praças do Relógio, Sé e do Estivador, além de outra base no setor de industrializado, próximo ao estacionamento do Mercado do Ver-o-Peso.

Os trabalhos da Secon permanecem por toda a quadra nazarena até o final das festividades, inclusive nas proximidades da Basílica e Praça Santuário – incluindo o parque de diversões, onde serão delimitados os espaços de venda para que os ambulantes possam exercer o comércio sem a cobrança de quaisquer taxas por parte da Secretaria.

“Ao todo, cerca de 70 servidores da Secon estarão trabalhando para oferecer aos romeiros uma festa bonita, segura e bem planejada, de modo a fortalecer ainda mais o turismo religioso, que é um dos grandes impulsionadores da economia de Belém”, ressalta o secretário Marco Aurélio Lima do Nascimento.

Texto: Roberta Corrêa