A Escola Municipal Honorato Filgueiras, do bairro do Jurunas, recebeu nesta quinta-feira, 11, as primeiras ações do projeto “Na Minha Escola Tem Coleta Seletiva”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). As atividades seguem até a sexta, 12, como parte da ação “Cuida Belém”.
O principal viés do projeto é a conscientização dos alunos sobre a importância da coleta seletiva no dia-a-dia. “Começamos a desenvolver o projeto nas escolas porque acreditamos que essas crianças e jovens são potenciais transmissores dessa mensagem e levarão todas as informações recebidas aqui para dentro de suas casas, ajudando a promover a consciência sustentável junto aos seus familiares”, explica Acácia Rodrigues, coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma
Cerca de 650 crianças, entre seis e 15 anos, serão beneficiadas com o projeto somente na Honorato Filgueiras. E para tornar a conscientização mais didática e prática, a equipe de Educação Ambiental da Semma está realizando oficinas de reaproveitamento, apresentação de filmes e palestras.
Para despertar a atenção das crianças e jovens sobre a coleta seletiva, a Semma preparou uma cartilha educativa com personagens que explicam, passo a passo, como deve ser feito o processo de separação dos materiais, o tempo que cada um leva para se decompor na natureza e também trazem sugestões de trabalhos de educação ambiental que podem ser feitos para conscientizar a população.
"Eu jogava o lixo de qualquer jeito, misturado mesmo. Agora não, aprendi que tenho que separar, pois esse material pode ser usado pra fazer outras coisas, e aprendi também a fazer objetos com garrafas pet", conta Antony Costa Senna, de sete anos.
As escolas também serão pontos de coletas, onde os alunos poderão trazer o lixo reciclável de suas casas e depositá-lo nos eco bags, que serão recolhidos por equipes da coleta seletiva da Semma.
Encerrada a primeira etapa de implantação do projeto na escola, a equipe da Semma fará um trabalho com a comunidade do bairro do Jurunas. As atividades iniciam no sábado, 13. “É muito importante levar as informações que passamos nas escolas também para a comunidade. Com eles faremos um trabalho de sensibilização para a prática da coleta seletiva, a partir da realização de oficinas de confecção de bolsas feitas a partir de caixas tetra park de leite; levaremos o Cine Semma, para a apresentação de filmes educativos, e ainda montaremos uma exposição de objetos feitos com materiais reaproveitáveis, que além de ajudar a não poluir o meio ambiente, podem garantir uma fonte de renda extra para as famílias”, explica Acácia.
Durante a ação no bairro do Jurunas, a Semma também fará o plantio de arbóreas na avenida Bernardo Sayão. O Projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben).
Texto: Ana Paula Azevedo