O domingo, dia tradicionalmente dedicado ao lazer em família, foi também dedicado à saúde neste fim de semana. Muitos pais que decidiram curtir a folga levando os filhos à Praça da República aproveitaram a presença da equipe da Coordenação Municipal de Referência Técnica de Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no local para saber como andava a pressão arterial, a taxa de glicemia e outros condicionantes que atestam o bom funcionamento do corpo.
A programação deste domingo, 17, voltada para homens de 20 a 59 anos, faz parte das comemorações da Sesma pelo Dia dos Pais. Além dos testes mais comuns para verificar as condições de saúde, eles também receberam orientações sobre vida saudável e a importância masculina no acompanhamento da gravidez e do parto.
A ação “Seja um pai por inteiro – Seu filho precisa de você” mobilizou centena de pessoas e também alertou para os direitos do homem após a paternidade. Muitos não sabem, mas eles tem amparo legal para acompanhar os primeiros dias de vida dos filhos bem de perto. ?A Constituição Federal garante o direito à licença-paternidade de cinco dias, a contar do nascimento da criança.
A Lei Federal nº 11.108/05, diz que todo homem tem o direito de acompanhar o trabalho de parto e pós-parto da sua parceira. Já a Lei, nº 8.069/90, garante o acompanhamento do pai a crianças e adolescentes quando internados para tratamento de saúde.
De acordo com Jacileia Costa, coordenadora municipal da Referência Técnica de Saúde do Homem, eventos assim buscam estimular os homens a cuidar melhor da saúe e também serem mais presentes na vida familiar por meio da informação e educação.
“A visão do homem provedor muitas vezes afasta os cuidados com a saúde, por isso o índice de morbimortalidade é muito maior neste público. O sexo masculino lidera casos de diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, doenças sexualmente transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, entre outras. Essas doenças poderiam ser tratadas ainda em fase inicial, na Atenção Básica, se os homens fizessem visitas regulares ao médico e adotassem hábitos mais saudáveis”, ressalta.
A presença do pai durante o pré-natal da mulher é uma grande ajuda para a saúde da mãe e do bebê. A coordenadora explica que "quando o homem é participante, o médico também solicita a ele a realização de exames, como o teste rápido de HIV/Aids. Se o resultado for positivo, o tratamento é feito imediatamente e as chances da criança ter um pai saudável são muito maiores."
A violência e o trânsito também são fatores que têm grande impacto no dia a dia dos homens, que acaba ficando mais vulnerável pelo seu instinto de agressividade e, ao mesmo tempo, de proteção da família. Isso o torna tanto uma potencial vítima quanto autor de delitos, o que diminui o tempo de vida deste indivíduo. “Se formos olhar as estatísticas, em Belém, de acordo com dados do Detran, em 2011 cerca de 80% dos acidentes envolviam homens”, ressalta Jacileia.
Há seis anos o Ministério da Saúde implantou a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem como uma das prioridades da atenção básica. Os agravos do sexo masculino geram maiores custos para o SUS, como violência, alcoolismo, tabagismo, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A Coordenação Municipal de Referência Técnica de Saúde do Homem estima que pelo menos cem pessoas foram atendidas pela ação, a maioria homens. A Sesma lembra que outras ações e cuidados voltados para este segmento são desenvolvidas no âmbito municipal e podem ser acessados em qualquer unidade de saúde.
Em uma delas, a UMS da Tavares Bastos, foi implantado em 2013 o Programa Saúde do Homem, que trabalha ações voltadas para a saúde do homem dentro da Atenção Básica. A Unidade foi a primeira a receber o projeto por já contar, à época, com os serviços de Urologia, Cardiologia e de Cirurgias Gerais. E além disso, a demanda de usuários do sexo masculino na Unidade é superior em comparação às outras UMS. Os interessados podem procurar a Unidade na avenida Tavares Bastos, nº 631, bairro da Maramabaia.
Texto: Paula Barbosa