Após um trabalho de vistoria nas árvores da capital paraense, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), detectou a necessidade de retirar uma mangueira que apresentava risco de queda na Travessa Padre Eutíquio, esquina com a Rua dos Mundurucús, no bairro da Batista Campos. O serviço de retirada aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13.

A árvore foi vistoriada por engenheiros florestais e agrônomos da Semma que detectaram a necessidade de retirada. “O vegetal estava com um oco no tronco e apresentava risco de queda. Nossos técnicos estavam acompanhando essa árvore há meses, tentando salvar, porém não foi possível pois o oco estava aumentando”, explica Simone Brito, diretora do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP).

A mangueira retirada tinha cerca de 80 anos. “A equipe da Semma irá plantar uma nova mangueira, para compensar a que foi retirada. Porém, é importante que a população entenda que nem sempre é possível ser no mesmo lugar, pois temos que cumprir as normas do Plano Municipal de arborização. Nesse lugar, por exemplo, a árvore terá que ser plantada com uma distância de oito metros do poste”, explica Simone.

Os engenheiros agrônomos da Semma estão acompanhando o desenvolvimento de uma árvore, ao lado da que foi retirada. Existe a possibilidade que ela também precise ser retirada.

Para garantir a segurança da população, o trecho onde estava sendo realizada a ação precisou ser interditado. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estiveram no local orientando o trânsito.

Semma

Para solicitar serviços de manutenção e vistoria, ou fazer denúncias, o munícipe deve procurar a Semma, que fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078. Ou através do telefone 3242-0090.

Texto: Ana Paula Azevedo