A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou na tarde desta terça-feira, 05, uma operação de fiscalização de vans e mototáxis utilizados para o transporte ilegal de passageiros. A operação itinerante iniciou no Ver-o-Peso e prosseguiu ao longo das avenidas Bernardo Sayão e José Bonifácio. Ao todo, foram guinchadas seis vans e oito motos.

A maioria dos veículos apreendidos estava com problemas na documentação ou não apresentava condições de trafegabilidade e, por isso foi conduzida ao pátio de retenção da Semob. "É uma operação rotineira que visa, principalmente, dar segurança aos passageiros que se utilizam desses tipos de transporte", explica Murilo Souza, diretor de Trânsito da Superintendência. No caso específico dos mototáxis, um serviço que está na última etapa de regularização na cidade, o alvo da fiscalização foram os condutores não legalizados ou em processo de legalização.

"Temos 750 mototáxis regularizados e mais 1.250 vagas abertas. Quem está em processo de regularização, com o objetivo de obter uma dessas vagas restantes, nós estamos liberando, mas, infelizmente, o que vemos é que muitos não tem esse interesse. Eles não conseguem entender que o investimento pela regularização vale para garantir um trabalho para a vida toda", explica Carlos Araújo, coordenador de transportes especiais da Semob.

O trabalho contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém, que garantiu a manutenção da segurança nos casos daqueles condutores que ficaram um pouco mais exaltados com a fiscalização. "Infelizmente muitos não aceitam a retenção. Por isso, a Guarda Municipal sempre é convocada para dar apoio a essas ações preventivas da Semob", disse o coronel Machado, comandante da Guarda Municipal.

Agente é alvo de atentado

Enquanto a Semob fazia a operação especial nos bairros da Cidade Velha, Jurunas e Guamá, um agente de trânsito do órgão foi alvo de um atentado por parte do condutor de uma van que circulava irregularmente pela avenida Almirante Barroso. Durante a abordagem, o motorista jogou o veículo na direção à moto da Semob, que foi arrastada por vários metros na avenida. Por sorte, o agente de trânsito conseguiu se lançar da motocicleta antes da colisão e sofreu apenas escoriações.

O condutor fugiu do local, mas com apoio da Polícia Militar o veículo, que fazia o itinerário Marituba-Belém, foi localizado e o motorista conduzido à Seccional da Marambaia.

Texto: Esperança Bessa