Durante o segundo final de semana de julho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém esteve mais uma vez presente na Ilha de Mosqueiro em operação de fiscalização visando à segurança dos condutores e veranistas. Durante a operação, que iniciou na quinta-feira, 10, e foi até domingo, 13, a SeMOB apreendeu em média 32 veículos irregulares.

Segundo o diretor de transporte da SeMOB, Murilo Souza, as principais infrações observadas foram estacionamento proibido, licenciamento atrasado e a falta de utilização de equipamentos de segurança em crianças, conhecidos popularmente como cadeirinhas e bebê conforto. Além disso, Murilo destaca que o transporte clandestino também foi alvo da fiscalização. “Além de fiscalizar os particulares, também focamos nos veículos que não fazem parte do Transporte Suplementar em Mosqueiro, autorizado de forma experimental neste mês de julho”, explicou.

O transporte suplementar autorizado a circular em Mosqueiro tem identidade visual com número de autorização fornecido pela SeMOB e é obrigado a destinar 10% das vagas para gratuidades, além de ter que aceitar meia passagem estudantil. A passagem lá custa R$ 2,40 (inteira) e R$ 1,20 (meia passagem). Não é permitido também que veículos com placas de outros municípios façam transporte de passageiros em Mosqueiro. Quem detectar transporte em van ou micro-ônibus na ilha que não esteja atendendo a uma dessas exigências deve denunciar à SeMOB pelo Central de Atendimento ao Usuário no telefone 118, na área de Fale Conosco do site www.belem.pa.gov.br/semob ou pelo Twitter @SeMOB_Bel, com número de placa e, se for um veículo com autorização da SeMOB, com o número que vai adesivado na lateral do veículo.

Texto: Ricardo Miranda