Com a vitória da seleção brasileira em cima da equipe de Camarões, na noite de segunda-feira, 23, muitas pessoas saíram para comemorar em bares e logradouros públicos, aumentando a concentração de torcedores nas vias e de sons em volume elevado.
Como forma de combater a poluição sonora, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), contou com o apoio da Secretaria Municipal Economia (Secon), Guarda Municipal, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Polícia Militar durante a fiscalização no Portal da Amazônia e em bares próximos.
“No Portal da Amazônia percebemos um número elevado de carros com sons automotivos. Então a equipe de fiscalização fez um trabalho educativo com os proprietários dos veículos, informando os perigos da poluição sonora”, explica o fiscal da Semma, Walmor Rodrigues.
Ele econta ainda que a fiscalização continuará durante os outros jogos da copa e da quadra junina. “As equipes de fiscalização vão continuar realizando o trabalho nos logradouros público e bares. Caso seja constatado que um carro está novamente infringindo a lei, ele poderá ser multado”, declarou o fiscal da Semma.
De acordo com a Lei Nº 7990, de 10 de janeiro de 2000, é ilegal a perturbação do sossego e do bem estar público com sons excessivos, vibrações e ruídos de qualquer natureza, que ultrapassem os 60 decibéis no período noturno. As penalidades por descumprimento variam de notificações e apreensão do equipamento poluidor, além de multas que podem chegar a dez mil reais.
Texto: Ana Paula Azevedo